TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vai Estudar

Exames: Vai Estudar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

Elucidar o papel das citocinas (iL-1, iL-6 e tnf) nos processos inflamatórios

O que são citocinas?

As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. São produzidas por diversas células, mas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, sendo importantes para o controle da resposta imune.

As citocinas dependem da ligação com receptores específicos da membrana celular para desempenharem sua função. Normalmente, há a necessidade da ação de mais de uma citocina para uma resposta imune, por isso elas agem em conjunto, formando uma rede complexa, na qual a produção de uma citocina influenciará a produção ou resposta de outras.

Funções

Regular a duração e intensidade das respostas especificas;

Recrutar células efetoras para as áreas onde se desenvolvem respostas e induzir a geração e maturação de novas células a partir de precursores.

As citocinas são produzidas durante a fase de ativação e fase efetora da imunidade para mediar e regular a resposta inflamatória e imunitária. Têm uma vida média curta. Estas só estimulam as células com receptores específicos na membrana da célula alvo, têm uma ação extremamente potente. São moléculas pleiotrópicas (podem atuar sobre muitos tipos celulares diferentes). São também redundantes( várias citocinas podem efetuar as mesmas ações).

As citocinas podem induzir efeitos diferentes sobre as mesmas células alvo de forma separada no tempo ou simultaneamente. Podem também influir na ação de outras citocinas de forma antagônica ou sinérgica.

Atividades da citocina

Podem ter atividade: autócrina, parácrina e endócrina.

Autócrina = quando é capaz de agir sobre as próprias células que o produzem.

Parácrina = quando ele age em células vizinhas às que o produzem, sem que para isso tenha que atingir a corrente sanguínea.

Endócrina = quando um hormônio age em células distantes ao seu local de produção, chegando até lá pela corrente sanguínea.

Propriedade

Pleiotropismo = efeitos multiplos sobre mais de um tipo celular

Redundância = ocorre quando duas ou mais citocinas apresentam a mesma ação

Sinergismo = citocinas diferentes apresentam efeitos potencializada quando atuam juntas

Antagonismo = citocinas que apresentam efeitos contrario

INTERLEUCINA-1 IL-6

A il-1 é primariamente produzida por macrófagos e monócitos, assim como por células não imunológicas, tais como fibroblastos e células endoteliais ativadas durante lesão celular, infecção, invasão e inflamação. Há dois tipos conhecidos il-1a e il-1B, com 31 a 33 KDa cada estes atuam sobre os mesmo receptores, é considerado o receptor ativo, enquanto não possui um molécula de transdução e é funcionalmente inativo. A il-1a é marcadamente associada a membranas celulares e ager através de contatos celulares. já a il-1b é sintetizada como uma proteína precursora e que não e secretada na forma ativa até ser metabolizada pela enzima caspase.

A il-1b produz inflamação sistêmica através da ciclooxigenase com formação de hipotálamoanterior, causado por febre, também produz substância óxido nitrico ativando a enzima oxido nitrico sintetase e moléculas de adesão endotelial tem importente função no desenvolvimento e na manutenção da dor pós-operatoria.

A il-1a (antagonista de receptor) também e liberada durante a lesão tecidual e não tem efeito agonista , assim, ela compete com os mesmo receptores da il-1, atuando como um autorregulador endógeno.

INTERLEUCINA-6 (IL-6)

(IL-6) é uma interleucina que atua como uma citocina pró-inflamatória e uma miocina anti-inflamatória. Nos seres humanos, é codificada pelo gene de IL6.

IL-6 é secretada por células T e macrófagos para estimular a resposta imune, por exemplo, durante a infecção e depois do trauma, especialmente queimaduras ou outros danos nos tecidos que conduz à inflamação. IL-6 tem também um papel na luta contra a infecção, como ele tem sido demonstrado em ratos sendo necessária para a resistência contra a bactéria Streptococcus pneumoniae.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com