TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Na Terra

Seminário: Vida Na Terra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Seminário  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Na unidade de aprendizagem “Teoria do Conhecimento”, você estudou três grandes concepções históricas da ciência. Em um texto dissertativo de no mínimo 10 linhas, identifique e explique qual é a concepção histó

A partir dos resultados dos exames laboratoriais nos chamados pacientes 3 e 4 mais a anamnese e exame físico,dos quais obtiveram-se informações como sexo,idade,estilo de vida,pressão arterial sistólica e diastólica,além do histórico familiar,pôde-se traçar um diagnóstico para os referidos pacientes,o qual vem a seguir.

Paciente 3

Homem,32 anos, apresenta obesidade, assim como seus pais e irmã. Sobre seu estilo de vida,informou ser sedentário e que também seus hábitos alimentares não são saudáveis.No tocante a pressão,a PAS é frequentemente maior que 160 mmHg e PAD maior que 95 mm Hg. Relatou não se lembrar se possui casos de DM na família. e que está em processo de aumento de peso gradativo e atualmente apresenta um IMC de 31. Na dosagem laboratorial apresenta HDL colesterol de 36 mg\dl.O paciente relatou ter sede constante.

Juntando-se a tais informações,têm-se os resultados dos exames laboratoriais de Triglicerídeos,Colesterol e Glicose,dos quais os resultados obtidos foram:

*Glicose = 112 mg/dl

Colesterol = 210 mg/dl

Triglicerídeo = 700 mg/dl

Sendo assim,mediante os dados apresentados,o referido paciente apresenta Síndrome Metabólica,a qual caracteriza-se por um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabete tipo 2.Tal diagnóstico foi alcançado fazendo-se uso da Definição ATP III 2005,a qual considera que, para apresentar tal síndrome, o indivíduo deve apresentar 3 ou mais dos seguintes ítens:

1.Glicemia de Jejum maior ou igual a 100 mg/dL:a do paciente foi de 112 mg/dL

2.Circunferência Abdominal para o homem ser maior que 102 cm e mulher,maior que 88 cm: CA não informada

3.TG maior ou igual a 150 mg/dL: o valor encontrado foi de 700 mg/dL

4.HDL-c na mulher menor que 50 mg/dL e no homem menor que 40 mg/dL:o do nosso paciente é de 36(como previamente informado)

5.Pressão Arterial maior ou igual a 130/85 mmHg:Valor informado é de que é maior que 160/95 mmHg.

Ou seja,o paciente possui,indubitavelmente,4 dos 5 itens que o enquadram no diagnóstico de Síndrome Metabólica.Vale ressaltar que há também a definição IDF - 2005, a qual informa que todos os indivíduos devem apresentar CA aumentada(94 cm no homem e 80 cm na mulher) mais 2 dos outros critérios já citados anteriormente.Uma vez que não foi informado o valor da circunferência abdominal,não foi possível utilizar esta definição.

Como ja dito,a base dessa síndrome é a resistência insulínica,o que obviamente infere-se que o paciente 3 tenha.Desta forma,o marcador clínico utilizado é o de IMC,o qual tem que ser:

>28,7kg/m² ou

>27 kg/m² e Histórico familiar de DM ou HF de DM negativa,mas com TG> 250 mg/dL.

Visto que o paciente não lembra da ocorrência de casos de DM na família,fez-se uso do seu valor de IMC de 31 kg/m² mais o valor do exame de TG(567 mg/dL) e ,dessa forma,confirmou-se o quadro de resistência insulínica e mais um reforço ao diagnóstico de Síndrome Metabólica.

Além disso,acompanhada desta Síndrome,o paciente apresenta Hipertensão arterial,a qual é caracterizada pela Sociedade Brasileira de Hipertensão como "ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. O nosso paciente possui uma a PAS é frequentemente maior que 160 mmHg e PAD maior que 95 mm Hg,o que o enquadra como hipertenso.Reitera-se aqui que o paciente tem como fator de risco ser sedentário.

Importante salientar aqui que a maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com