TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Domestica

Resenha: Violencia Domestica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

O livro de José Murilo de Carvalho “Os Bestializados” discute a maneira em que foi Proclamada a República sem ter participação do povo, que assistira tudo bestializado sem compreender o que se tratava julgando apenas ser uma parada militar.

O Rio de Janeiro e a República que não foi o autor destaca a dificuldade de relacionamento entre o povo e o Estado. Está tendência pode ser da maneira maniqueísta do Estado como vilão e a sociedade como vitima, o maniqueísmo imobiliza qualquer noção de cidadania. Na introdução ainda o autor escreve sobre a transição do período Monárquico para a Republica que tratava-se de uma grande mudança de regime politico para trazer o povo para a atividade politica.

Jose Murilo de carvalho escreve que as relações entre o Estado e o cidadão seria uma via de dupla e que este novo regime para sobreviver teria que ter uma base qualquer de legitimação mesmo que seja a apatia dos cidadãos.

Segundo o autor o Rio de Janeiro era o centro da vida politica durante a primeira década republicana e foi a cidade que mais sentiu estas mudanças de regime. Apareceram vários problemas sociais, como aumento da população a mão de obra no pós-abolição, aumento de pessoas desempregadas houve um êxodo para a cidade, aumentando a imigração principalmente de portugueses, acumulo de pessoas sem ocupação fixa resultando, muitas vezes em “classes perigosas “ou potencialmente perigosas.

As consequências da transição de um regime para outro se reflete na população da cidade e no seu governo. Durante dez anos houve agitações ,risco de fragmentação do pais , crise do mercado, dificuldades de administrar ,a divida externa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com