TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitória da tripla aliança sobre o Paraguai

Artigo: Vitória da tripla aliança sobre o Paraguai. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Entre 1864 e 1870 Brasil, Argentina, e o Uruguai unidos pelo acordo da tríplice aliança entraram em guerra contra o Paraguai e o derrotaram . antes da guerra a economia do Paraguaia era sólida e independente , ao contrário da dos vizinhos sul-americanos , que se submetiam aos interesses ingleses. As causas do conflito foram as disputas pelo controle da bacia do rio da Prata e a interferência do Paraguai , da Argentina e do Brasil na Política interna do Uruguai.

Em. 1864 , o governo brasileiro apoiou para as eleições uruguaias o candidato do Partido Colorado (conservador) contra o candidato do Partido Blanco (liberal) . O Paraguai que apoiava o Partido Blanco temendo o controle do Brasil sobre a embocadura do rio da Prata , respondeu a intervenção com a apreensão de um navio brasileiro e, em 13 de Dezembro de 1864 declarou guerra ao Brasil.

Inicialmente , houve a ofensiva paraguaia , avançando sobre os territórios dos Países da Tríplice Aliança. Depois de algumas vitorias , o Paraguai foi derrotado na batalha naval do Riachuelo , em 1865. No ano seguinte iniciou-se a contraofensiva dos aliados que , em 1869, tomaram a capital paraguaia , Assunção .Com isso ,Francisco Solano López , o ditador Paraguaio organizou nova ofensiva , mas foi derrotado e morto em 1870.

A vitória da tríplice Aliança sobre o Paraguai contou com o apoio militar e financeiro da Inglaterra , que tinha todo o interesse em ver Portugal desestabilizado política e economicamente . A guerra arrasou o Estado Paraguaio que perdeu quase a metade da sua população , entre soldados e civis . A economia daquele país, desde então, nunca mais se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com