TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Zeus

Pesquisas Acadêmicas: Cultura Zeus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  1.278 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura Zeus

O primeiro deus grego, Zeus, representa a Cultura do Clube ou cultura do Poder. Esta cultura é caracterizada pela existência de um poder central, prevalecendo os desejos e decisões das fontes centrais. Existem poucas regras e procedimentos documentados, o controle é exercido pela figura central. As decisões são tomadas em grande parte com base nos resultados de experiências passadas e não com base em razões processuais puramente lógicas (Freitas, 1991). O poder é exercido por meio da confiança e afinidade entre as pessoas; os esforços dos subordinados são recompensados com atribuições de maiores responsabilidades e a seleção de pessoal é baseada em vínculos pessoais. O treinamento é informal no cargo. Como vantagens da cultura Zeus pode-se destacar o dinamismo, pois reage rapidamente às demandas externas. Entretanto as culturas de poder podem sofrer desafetos pela equipe.

Charles Handy representa este tipo de cultura com uma teia de aranha onde o poder converge para o centro e quanto mais distante deste ponto menor será a influencia sobre a administração. Neste modelo cultural não importa a especialização do indivíduo, prevalece o círculo de contatos, em muitas vezes a opinião de um integrante da teia é apreciada com mais valor do que um estudo técnico de um grande expert.

Um grande exemplo de organização regida por Zeus são as empresas familiares, onde o pai é o administrador central que trabalha com os filhos na administração departa mentalizada e possui entre seus empregados um rol de pessoas de alto grau de confiança, mesmo que em certos casos não possuam competências amplas para as funções as quais estejam lotadas.

Nas organizações de Zeus os indivíduos tendem a pensar por intuição procurando uma solução possível que muitas vezes é testada até que se encontre a solução mais adequada. O processo de análise lógica não é muito utilizado, preferem testar seus impulsos. Os indivíduos de Zeus fazem prevalecer o controle pela posição social ou pelo carisma desempenhado nos demais integrantes da organização e são recompensados pelo desejo de participarem com poder sobre as pessoas ou eventos, com um grande poder de arbítrio. O dinheiro é altamente valorizado.

Em resumo, na cultura de clube, prevalecem a confiança e a empatia, as decisões são intuitivas, o carisma pessoal é baseado na trajetória de sucesso, a política é importante e as pessoas e redes são um estilo de vida. Nas organizações de Zeus, as pessoas sentem-se valorizadas, recompensadas, livres e consideram as empresas como bons lugares para se trabalhar. Dependem de redes de amigos e velhos companheiros. Valorizam o paternalismo, o poder pessoal e o individualismo. São eficientes nas situações necessárias. Essa cultura é encontrada, sobretudo, em pequenas empresas ou em corretoras, bancos e grupos políticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com