TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mito de Zeus

Tese: Mito de Zeus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Tese  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 7

1º. Antes da ciência tudo o que acontecia com a humanidade era explicado através dos mais diversos mitos, ou seja, explica-se tudo pela força, vontade, desejo dos deuses e semideuses greco-romanos. Leia a explicação sobre o mito das quatro estações do ano, no livro e busque e narre a história de um mito e explique através desse mito alguma situação que ocorre nas escolas em geral (coisas que a mídia narra, que você enquanto aluno/a vivenciou, que alguém narrou, que você viu acontecer);

No livro o autor nos relata “A concepção mítica do mundo”, .

Irei relatar o mito de Zeus;

Zeus

Zeus brigou com seu pai pelo controle do universo, seu pai comia os filhos com medo de seus filhos tomarem o trono dele. A vida de Zeus foi salva pela sua mãe que deu uma pedra em seu lugar para o seu pai Cronos comesse. Zeus cresceu em uma caverna onde se preparou para lutar com seu pai e liberta seus irmãos, e assim conquista o trono. Este dia chega e Zeus entra em silencio na casa de seu pai e coloca veneno em sua bebida, seu pai passa muito mal, e vomita a pedra que a mãe de Zeus deu em seu lugar, depois vomitou os quatro irmãos de Zeus, e eles estavam prontos para entrar na revolução de Zeus, porém ele precisa de mais força para enfrentar os titãs, haviam outros membros mais distantes da família que queriam vigança os irmãos esquecidos de Cromos, porém para encontra-los Zeus teve que ir até o inferno onde Cronos os haviam trancado. Zeus os liberta e eles se juntam a ele, assim Zeus venceu seu pai e passou a reinar.

Alguns gregos acreditavam Zeus era o único e verdadeiro deus do séculos antes de Cristo. As piores catástrofes naturais era um sinônimo de sua ira, este é o mito de Zeus e sua surpreende verdade por traz dele.

Zeus controlava o céu, ele era rei dos deuses, ele era responsável pela justiça tanto dos deuses como dos mortais da terra. Como comandante do céu ele obtinha a arma mais devastadora, o símbolo mais poderoso de Zeus, eram os raios, a águia, o touro e o último o carvalho.

É o deus principal, governante do Monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens. Era o senhor do céu e o deus da chuva, aquele que tinha o terrível poder do relâmpago. A tempestade representava a sua fúria. Sua arma era o raio e sua ave a águia, animal em que costumava se transformar. Zeus era um tanto mulherengo e teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas, tendo vários filhos semi-deuses, entre eles, Hércules e Perseu.

Zeus casou por três vezes sua primeira esposa Metis a deusa da prudência, com ela teve uma filha Atenas, Sua segunda esposa foi Têmis a deusa a justiça. Sua terceira esposa foi sua irmã Hera com ela teve vários herdeiros, mas o único que foi filho legitimo de Heras e Zeus foi Ares, que era o Deus da guerra. Heras era muito ciumenta e agressiva já que Zeus a envergonhava, tinha muitas amantes, onde acabou tendo muitos filhos fora do casamento, Zeus usava seu poder de sedução e até usava as mais belas metamorfoses para conquistar as mulheres.

Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão, e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

2º. Reflita sobre a seguinte questão: Escolas só existem porque há alunos, mas ambos para existirem precisam do professor. (Exponha, baseados nos filósofos da natureza, até que ponto podemos considerar essa afirmação verdadeira); (0.5)

R: Segundo os filósofos da natureza tudo é constituído por terra, ar e fogo e água, acredito sim que se encontram em algum ponto e que estão vinculados de certa forma. Se analisarmos que o professor cabe o papel de mentor, nos leva a refletir que este educador necessita de um ambiente propicio para que possa transmitir seu conhecimento, onde também há necessidade do receptor para arquivar o conhecimento transmitido. Isso nos faz cogitar segundo os filósofos da natureza que tudo flui, e acaba se interligando tornando assim uma corrente, que torna um fator dependente do outro, consequentemente os induzindo a terem que trabalhar juntos para o bom funcionamento. Fundamentando assim que é preciso pensar filosoficamente sobre cada aspectos que há algo de tudo em tudo, o que nos dá a liberdade de dizer que a escola , professor e aluno se interligam, porém acredito que se um deles não existisse, mesmo assim os outros dois se fundiriam, em algum caminho, pois o saber é preciso ser transmitido, e o absolver o conhecer é existente dentro do ser humano, onde eles se unem entre si, uma força designada por espirito ou razão, mas que caminham e busca de um proposito único, que se misturam e se separam, em algum momento.

3º. Pegue a situação descrita no primeiro passo e reflita através dos três filósofos gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles. (De acordo com o que é exposto no livro: O mundo de Sofia). (0.5)

Segundo a visão de Sócrates;

Zeus poderia ser considerado um justo em algumas de suas atitudes, como o propósito de liberta seus irmão esta atitude é louvável, mas se torna injusto quando manipula esta situação para seu benefício, se tornando assim o rei. Acredito que neste momento ele não atentaria a ouvir a voz divina, e esta o conduzir ao que seria certo naquela ocasião, até mesmo porque ele estava emolido de justiça e vingança.

Mas a sua estratégia de combate onde ele analisa seu adversário no caso seu pai o leva a descobrir os pontos fracos dele e surpreender ele com seu ataque silencioso mostra sua verdadeira inteligência, onde ele usa sua razão sem pensar que seu adversário é seu pai, prevalece sua vingança e seus propósitos de se torna rei.

Zeus usa seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com