TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zé Carioca

Monografias: Zé Carioca. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

Contexto Histórico e Cultural Sobre a Criação do Personagem Zé Carioca.

No fim da década de 30, crescia o número de nazistas. Getúlio Vargas, simpatizantes do então chanceler alemão Adolf Hitler, causou preocupação no governo dos Estados Unidos, que via o nordeste brasileiro como área estratégica e então cobrou do Brasil um posicionamento em relação à guerra. Getúlio Vargas cedeu à pressão norte-americana e firmou com o presidente americano diversos acordos bilaterais nas áreas militar, tecnológica e cultural e, em troca, cedeu território em Natal – RN para a construção da maior base militar americana fora do território americano, localizada em natal, mas sem cortar relações com o Eixo, “Brasil que tinha acordos comerciais com o Eixo”, até que em 28 de agosto de 1942 após ataques de submarinos de alemães a navios mercantes brasileiros o Brasil finalmente declara guerra à Alemanha e Itália.

O rádio era um importante veículo de comunicação, tendo papel importante na estabilidade do governo e na conciliação entre as classes sociais brasileiras, os programas de calouros que fazia muito sucesso, as divas como Ângela Maria além de outras musas e divas que faziam muito sucesso na década de 40, ou seja o radio era muito importante e influente nessa época. Por esse motivo, Getúlio Vargas abre uma emissora própria, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, na qual “tinha que ser um instrumento do regime”, e determinou que a mesma “deveria atuar como um mecanismo de controle social, destinado a manter as experiências sociais dentro dos limites compatíveis com o sistema como um todo”. A Rádio Nacional tornou-se um meio de propagação das ideias de Vargas. O radio não era só usado como ferramenta politica de Vargas, o radio também era usado pelos EUA na veiculação de programas de divulgação da cultura norte-americana e se contrapor a propaganda de guerra do Eixo.

A presença de militares norte-americanos em território nacional e a enxurrada de filmes que mostravam a cultura dos EUA foram aos poucos modificando alguns costumes de brasileiros, em Natal no Rio Grande do Norte onde se localizava a base norte-americana, os hábitos da cidade foram profundamente alterados, como o consumo de álcool e de cigarro aumentou exponencialmente, Natal também foi uma das primeiras cidades a conhecer produtos como a Coca-Cola e o chiclete. Os EUA além de trazer para o Brasil seus produtos e costumes eles também levaram muitos artistas brasileiros para lá como Carmen Miranda que acabou se tornando um ícone da cultura brasileira nos EUA.

Foi nesse contexto político e cultural que surgiu o personagem Zé Carioca, em 1942 que passava uma imagem de um malandro, que na versão da historia do Zé Carioca é um sujeito de bem com a vida, gosta de samba, que era o ritmo que representava o Brasil no exterior e carnaval, mas para integrantes da elite conservadora carioca o malandro era associado à imagem de vagabundo e a da criminalidade em potencial, mas só a primeira definição de malandro foi usada em Zé Carioca, que também foi usado como objetivo de promover a aliança entre as culturas norte-americana e brasileira. A tarefa de criar um personagem eminentemente brasileiro coube ao conceituado desenhista americano Walt Disney. Este desembarcou no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, com uma vasta equipe de desenhistas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com