TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cozinha Carioca

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.846 Palavras (12 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

GASTRONOMIA

KEILA CRISTINA

SIMONE AMORIM

TAIANE ARAPIRACA

HISTÓRIA DA GASTRONOMIA DO BRASIL: COZINHA CARIOCA

Salvador

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 SURGIMENTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO        

2.2 EVOLUÇÃO DA CULINÁRIA CARIOCA        

2.3 COMIDA DE RUA        

2.4 ALTA GASTRONOMIA/CHEFES RENOMADOS        

2.5 FEIRAS E MERCADOS TRADICIONAIS        

3.0 CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS        

RESUMO

A gastronomia enquanto hábito alimentar de um povo é a maneira de satisfazer as necessidades básicas do ser humano, e assim ela surge como uma das necessidades mais elementar que cada pessoa tem que é saciar a fome, no entanto o costume relacionado à arte de preparar alimentos de cada povo está relacionado à sua cultura. As receitas culinárias constituem um bem cultural tão valioso quanto um monumento, já que possibilitam entender a história de um lugar por meio de sua gastronomia, a exemplo, temos a culinária carioca que é marcada pela forte influência da cozinha portuguesa, até os dias atuais. Objetivou-se, com este trabalho, identificar a cultura gastronômica carioca, resgatar os pratos de sua localidade e suas influências.

Palavras- chave: gastronomia, cultura e culinária carioca


1 INTRODUÇÃO

A gastronomia consiste na arte de cozinhar, objetivando transmitir prazer aos que comem. Diz respeito a tudo relacionado à arte culinária, aos prazeres da mesa. Sua relação com a identidade local  é intima, visto que a cultura do lugar influencia no modo de preparar os pratos.

Desse modo, a gastronomia se relaciona com o turismo cultural para ser difundida e consolidada como identidade de um local uma vez que, por meio da alimentação, se conhece os costumes de uma região e também suas histórias de vida. Assim, a cultura gastronômica revela tradições e produtos gerados na terra; divide classes sociais e demonstra os saberes, as técnicas, que junto a outros fatores formam a cultura regional.

No Brasil observa-se uma grande heterogeneidade de alimentos, com a mistura de diferentes etnias, o que torna sua culinária o resultado da soma de diversas culturas, cuja matriz apóia-se na influência indígena, africana e portuguesa. O estado do Rio de Janeiro é o objetivo do presente estudo, tendo sua culinária marcada pela influência da cozinha portuguesa, durante o período colonial. Para CARNEIRO (2003) cultura e alimentação estão ligados de maneira estreita, pois no ato de comer estão implícitos diferentes processos de socialização do homem. Processos fundamentais na definição do homem como um ser cultural e participativo em um contexto social.

A cultura popular e o gosto por determinados alimentos modificam-se com o passar do tempo, mas alguns produtos, ingredientes e pratos permanecem inalterados em sua essência ou, no máximo, sofrem pequenas alterações, as quais não interferem na qualificação do prato como representante de um padrão de representatividade da alimentação de uma sociedade, o que o torna patrimônio da população. “os padrões de mudança dos hábitos alimentares têm referências na própria dinâmica imposta pela sociedade, com ritmos diferenciados em função do grau de aceleração na busca de seu desenvolvimento” (SANTOS, 1995).

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SURGIMENTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A chegada dos portugueses no Brasil está diretamente relacionada com o grande processo de expansão marítima da Europa no século XV. Como os portugueses alcançaram o cobiçado território das Índias, era preciso estabelecer contato definitivo com as ricas cidades asiáticas e iniciar as atividades comerciais.

Assim, foi organizada uma poderosa expedição, comandada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral, com o objetivo de estabelecer o domínio português sobre o comércio das especiarias, quebrando o monopólio que, durante séculos, pertencia às cidades italianas. Em 22 de abril de 1500, a expedição alcançou a costa brasileira, avistando o Monte Pascoal, no atual estado da Bahia.

Visando reconhecer e mapear o território brasileiro, Portugal enviou a primeira expedição exploradora, comandada por Gaspar de Lemos, em 1501. Nesta expedição foram descobertos pontos importantes da nossa costa, como o Rio de Janeiro, em 01 de janeiro de 1502.

O nome Rio de Janeiro foi um equívoco cometido pelos navegadores. Ao chegar à entrada da Baía de Guanabara, acreditavam estar diante da foz de um rio. Como era o primeiro dia do ano, chamaram-no Rio de Janeiro. A Baía de Guanabara é um nome indígena, que significa água escondida.

2.2 EVOLUÇÃO DA CULINÁRIA CARIOCA

A linha evolutiva da culinária carioca começou a ser traçada a partir da chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro, em 08 de março de 1808. Uma das mais importantes testemunhas desse marco da história brasileira foi o pintor francês Jean- Baptiste Debret. Ele chegou ao país em 1816 com a missão de retratar a corte, mas acabou desempenhando um papel bem mais amplo ao registrar o cotidiano brasileiro no início do século XIX. Em seus desenhos e aquarelas, mostra o dia a dia nas ruas da cidade, as pessoas, as vestimentas, os alimentos, os vendedores de frutas, de carne, de flores.

Por meio de seus trabalhos e relatos, o artista conta como se deu essa mudança . Segundo ele tudo teve início com os sabores.

A herança portuguesa no Rio de Janeiro pode ser comparada a africana na Bahia e à italiana em São Paulo. Os 12 anos em que a Família Real esteve no Rio de Janeiro foram fundamentais para a formação das estruturas da cidade e de descendentes que, de geração em geração, até hoje influenciam os costumes e a forma de viver do carioca. O bairro da Lapa é pontuado por botequins, uma das tradições portuguesas mais disseminadas no Rio. Muitos deles são centenários, estão na terceira ou quarta geração de proprietários, e souberam manter-se vigorosos, usando o tempo ao seu favor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com