TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

À importância de tradutor/intérprete de LIIBRAS na sala de aula regular. Reflexão sobre a Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.455 Palavras (14 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



ALINE KÊNIA CARVALHO DA SILVA - RA: 8501515710


Disciplinas Norteadoras: Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem, Rede Sociais e Comunicação, Didática, Línguas Brasileira de sinais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.




Desafio Profissiona
À importância de tradutor/intérprete de LIIBRAS na sala de aula regular.

Reflexão sobre a Estrutura e Organização da Educação Brasileira 





Taguatinga-Brasília/DF
2016


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



ALINE KÊNIA CARVALHO DA SILVA - RA: 8501515710



Desafio Profissional 
À importância de tradutor/intérprete de LIIBRAS na sala de aula regular.

Estrutura e Organização da Educação Brasileira


Desafio Profissional das disciplinas de Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem, Redes Sociais e Comunicação, Didática, Línguas Brasileira de sinais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente do Curso de Licenciatura em História da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do 1º semestre de Licenciatura do curso de História, sob a orientação da Tutora a Distância: Raquel de Araújo Silva Raysaro – EAD e Rerison Rodrigues - Tutor EAD ONLINE.

 

Taguatinga-Brasília/DF

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO .....................................................................................4
PASSO 1...........................................................................................................5
PASSO2 – Proposta de Mudança.....................................................................7
PASSO 3...........................................................................................................10

PASSO 4...........................................................................................................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................14
REFERÊNCIAS.................................................................................................16

INTRODUÇAO

        Este estudo busca trazer a tona um assunto de grande interesse para o país, educadores e pessoas interessadas em, melhor compreender os portadores de necessidades especiais para melhor entende-las e promover uma sensibilização dos profissionais que trabalham em classe inclusiva com portadores de necessidades especiais.

        A possibilidade da inclusão é a oportunidade de mudar atitudes, pois é só quando nos deparamos com nossos próprios limites que vemos o quanto é importante buscar alternativas para configurar de forma adequada uma educação inclusiva de qualidade.

        E tudo isso porque vivemos e aprendemos de forma diferente, cada um tem uma visão de mundo própria e com um significado que é fruto de suas associações. Fundamentado em ressalvas da realidade e de processos educacionais de alunos que apresentam necessidades auditivas, assim como no acompanhamento de criança com essas necessidades especial no ensino regular, tenta discutir formas, possibilidades de uma formação mais adequada.         Inicialmente ter feito algumas considerações sobre problemas relacionados área especial, justificando-se o estudo pela relevância social do tema. Em seguida tentar demonstrar a importância da família e das decisões que devem ser tomadas bem cedo, para minimizar problemas que podem ser agravados pelo descuido dos responsáveis.

        Por intermédio de um enfoque disciplinar são colocadas alternativas existentes para auxiliar os portadores de necessidades especiais, assim como procedimento importante para o seu desenvolvimento.

        Espera-se oferecer uma contribuição audaciosa, que no mínimo, desperte aos educadores e as pessoas interessadas as mesmas inquietações, que levam a autora a desenvolver esse tema.

[pic 2]

Passo 1:

Segundo Skliar (1998, p.11) a surdez constitui uma diferença a ser politicamente reconhecida; a surdez é uma experiência visual; a surdez é uma identidade múltipla ou multifacetada e, finalmente, a surdez está localizada dentro do discurso sobre a deficiência.

        A inclusão dos deficientes auditivos na escolar regular vem sendo abordada a partir de diferentes perspectivas, dentre elas os direitos da pessoa com deficiência e o exercício da cidadania. Essas pessoas foram então excluídas da sociedade e seus direitos, principalmente os de acesso ao trabalho e educação, foram desrespeitados.

        Na concepção piagetiana, a criança constrói a compreensão do modo como o mundo funciona, primordialmente, por meio de suas ações. Passa, então, por uma série de estágios que seguem uma sequencia fixa, sendo os principais deles: sensório motor.

        Para o aluno surdo, é fundamental a presença de um intérprete de libras para mediar a comunicação em sala de aula. No entanto, não é possível incluir o aluno surdo em uma sala de aula regular apenas com a presença do intérprete. Para que o processo de inclusão seja consolidado, deve-se criar um ambiente favorável, no qual, o aluno surdo possa desenvolver suas potencialidades. Neste sentido, é preciso que o sistema de educação disponibilize para as escolas, os recursos necessários a este processo. Ainda neste o processo de aprendizado no âmbito escolar, poucas crianças ouvintes tem acesso a oralidade, a maioria é então privada de atividades que envolvem a linguagem, o que também ocorre no âmbito escolar, dificultando o processo de aprendizado da leitura e escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (214.4 Kb)   docx (69.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com