TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Émile Durkheim

Por:   •  22/11/2015  •  Resenha  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 9

Émile Durkheim

Sociólogo Frances, nascido em Épinal em 1858, próximo á fronteira com a Alemanha, filho de judeus, declarou-se agnóstico após a sua ida para Paris.

Em sua adolescência conviveu com muitos conflitos que marcaram profundamente a história francesa, entre eles, a derrota de Sedam, a capitulação das tropas alemãs, a Comuna de Paris, a proclamação da III República- com a formação do governo provisório de Thiers até a votação da Constituição de 1875 e a eleição de seu primeiro presidente (Mac-Mahon).

Aos vinte e um anos de idade, foi estudar na Escola Normal Superior, onde se formou em Filosofia com o título de Agrégé de Philosofie em 1882.

Em 1887 ocupou a primeira cátedra de Sociologia criada na França na Universidade de Bordeus. Ministrou aulas de Pedagogia e Ciência Social na Faculté de Letters de Bordeaux, onde permaneceu até 1902, quando foi convidado a lecionar Sociologia e Pedagogia na

Suborne.

Émile Durkheim é considerado, junto com Karl Marx e Max Webber, um dos pais da Sociologia.

Tomou a sociedade como objeto legítimo de estudo, com natureza e dinâmica próprias, rompendo com a tendência então dominante de reduzir os fenômenos sociais a experiências individuais. Durkheim foi influenciado pelo positivismo de Auguste Comte. Para quem a vida social era regida por leis e princípios a serem descobertos a partir de métodos associados às Ciências Físicas e Biológicas. Essa influencia aparece muito clara nas metáforas por ele utilizadas para comparar a sociedade a um organismo vivo.  

Em 1893 publicou sua tese de doutoramento, A Divisão do Trabalho Social, estudo que analisa o problema da ordem social de individualismo econômico.

Num momento onde o desenvolvimento e a modernização das indústrias cresciam muito rapidamente e a sociedade sofria drásticas transformações, Durkheim, com uma nova perspectiva, faz uma analogia entre a sociedade pré-capitalista e a capitalista, dividindo as mesmas em solidariedades orgânicas e mecânicas.

Na solidariedade mecânica as pessoas têm uma maior interação social, pois vivem de forma cooperativa, onde tudo o que se faz é em favor de todos. O ser individual não vive por si só, mas em prol da comunidade e através da coletividade, o individuo se identifica com a com o meio social em que vive através de suas tradições culturais e seus costumes, a divisão do trabalho em si, pouco influencia nas relações.

Em contrapartida, a solidariedade orgânica, na qual há uma maior heterogeneidade cultural, e as funções no trabalho tornam-se mais diversas, o indivíduo passa a pensar em suprir as próprias necessidades através do trabalho de outros membros do grupo.        

   

No ano de 1895, publica As Regras do Método Sociológico, obra que define o fato social e esquematiza a trama metodológica com que estudou os fenômenos sociais.

Nessa obra, Durkheim especifica que toda maneira de agir, pensar e sentir que exerça sobre o individuo uma coesão exterior, ou ainda, tudo o que é comum a maioria dos membros de um grupo independente de suas manifestações pessoais, tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, é considerado um fato social, desde que três características sejam observadas nessa perspectiva:

-Ser exterior ao individuo, ou seja, ser proveniente da sociedade, existindo independente da vontade do ser humano.  

-Exercer uma coesão social sobre o individuo, tendo um poder imperativo sobre as pessoas de modo que estas apenas a respeitem e não tentem modificá-la.

-Ser gera, ou seja, os costumes, as tradições, as regras do grupo devem ser aderidas pela maioria dos indivíduos, sendo que, se o mesmo não se submete ao que foi estabelecido, corre o risco de ser rejeitado pelo grupo, independente de sua concordância com relação ao que foi estabelecido.

Essa analise de Durkheim segue a visão positivista, de forma objetiva e analisando o fato social como se fosse um objeto, descrevendo-o de maneira imparcial, de forma neutra, provando assim que o fato social independe do individuo e que existe, de maneira implícita, no interior de cada grupo, um comportamento padrão, assegurando assim a consciência coletiva. Essa consciência é o que pode garantir a harmonia dentro da sociedade nas relações entre os indivíduos.

Tendo em mente que na Europa aconteciam grandes transformações devido ao crescimento industrial e demográfico, sabendo-se que a sociedade tornava-se cada vez mais heterogenia e sua compreensão cada vez mais complexa, Durkheim busca uma maneira prática para explicar o movimento social que se tornara mais intenso e complexo.

Pensando no âmbito industrial e analisando o sistema operacional das fabricas e seu desenvolvimento, pode-se dizer que Durkheim via a sociedade baseada no mesmo sistema, onde cada seção da linha produz uma parte até chegar ao produto final, pronto para ser consumido.            

Outra obra de Durkheim de grande importância é O Suicídio.

Escrito em 1987, dedicava-se em explicar os conflitos que se formavam devido a não aceitação das regras que a sociedade impunha aos indivíduos, caracterizando-os como anomia da sociedade, ou seja, um momento em que há a desregularização, não há leis, os indivíduos sentem-se perdidos, sem valores de comportamento para seguirem, dando espaço ao suicídio anônimo, que acontece quando há o enfraquecimento da moral coletiva e da ausência de uma legislação forte que regre as paixões causadas pela sociedade moderna. Durkheim caracteriza o suicídio em três tipos:

-Suicídio Egoísta: onde o individuo chega a um ato extremo devido apenas por motivos pessoais e individualistas provenientes da diminuição da proteção que determina a coesão de certos grupos ou instituições.

-Suicídio Altruísta: acontecem com mais freqüência nas sociedades de solidariedade mecânica, onde o individuo da sua vida em favor de uma causa, como os mártires religiosos, por exemplo.

-Suicídio Anômico: é quando não há normas que regrem a sociedade devido a crises dolorosas ou súbitas transformações na sociedade de modo que ela deixe de cumprir seu papel de reguladora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com