TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÍNDIOS E NEGROS: Uma perspectiva histórica de seu legado cultural no Brasil

Por:   •  26/8/2023  •  Artigo  •  2.436 Palavras (10 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 10

ÍNDIOS E NEGROS:

Uma perspectiva histórica de seu legado cultural no Brasil

Almir José Ribeiro

RESUMO

O Brasil é um país formado por diferentes etnias e que tem em sua construção histórico-cultural a presença marcante dos povos indígenas e afro-brasileiros. Esses dois grupos representam o alicerce da nossa cultura e são fortes referências indissociáveis quando vamos falar de História do Brasil. O presente artigo busca analisar a presença histórica desses dois povos no Brasil, e a sua importância na constituição cultural que deve ser exaltada, uma vez que, sua contribuição é inegável para a compreensão do que é o Brasil, e que a marginalização sofrida por eles ainda que tenha se estigmatizado, fique como pano de fundo, não no cenário principal, onde devem estar sua honra suas raízes, e seu legado.

Palavras Chave: Índios; Negros; Cultura; Colonização; Brasil.

ABSTRACT

Brazil is a country formed by different ethnicities and has in its historical-cultural construction the outstanding presence of indigenous and Afro-Brazilian peoples. These two groups represent the foundation of our culture and are strong references inseparable when we talk about History of Brazil.The present article seeks to analyze the historical presence of these two peoples in Brazil, and their importance in the cultural constitution that must be exalted, since their contribution is undeniable for the understanding of what Brazil is, and that the marginalization suffered by them even if it has stigmatized itself, remains in the background, not in the main scenario, where its honor must be its roots, and its legacy.

Keywords: Indians; Blacks; Culture; Colonization; Brazil.

Introdução

Os índios e negros brasileiros são etnias com exímia representatividade na cultura de nosso país. Inegavelmente eles sempre estarão presentes quando o assunto for Brasil.

Apesar da colonização de nosso país ter sido repleta de polêmicas e da inegável dominação dos europeus, principalmente os portugueses, que quanto aos índios lhes impuseram uma nova forma de vida, tirando-lhes sua essência, suas crenças, explorando seus recursos naturais e sua mão de obra, dizimando sua gente, e quanto aos negros escravizando-os nas senzalas, tratando com desrespeito,  dando-lhes condições desumanas de trabalho , privando de sua liberdade física e cultural, hoje busca-se mais que tudo amenizar esse impacto catastrófico na sociedade.

A perpetuação do preconceito com estes dois fundamentais grupos étnicos da cultura brasileira necessita ser interrompida para que as próximas gerações possam não desconhecer os tristes fatos ocorridos no passado, mas enxergar outras nuances da história onde a culinária, a dança, as religiões, a língua portuguesa e as influencias que traz destes grupos tenham espaço merecido no cenário cultural do país.

Para isso, a educação nas escolas, as leis que protegem índios e negros precisam ser devidamente aplicadas e existe a necessidade de que as novas gerações tenham a oportunidade de aprender história do Brasil numa perspectiva que coloque ambos indos e negros com a grandeza que ambos representam e não como meros produtos do meio, hostilizados e estigmatizados para sempre.

Valorizar os índios e negros como sujeitos históricos é simplesmente respeitar a verdadeira origem do país.

Índios no Brasil

A origem dos povos indígenas nas Américas é um tema muito complexo cheio de lacunas. De acordo Cunha (2013, p.11),

sabe-se pouco da história indígena: nem a origem nem as cifras de população são seguras, muito menos o que realmente aconteceu. Mas progrediu-se, no entanto: hoje está mais clara, pelo menos, a extensão do que não se sabe.

Os estudos de casos existentes na literatura são fragmentos de conhecimento que permitem imaginar, mas não preencher as lacunas de um quadro que gostaríamos fosse global.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), informam que, no Brasil, no Período Colonial, houve muita discussão sobre a origem dos índios: uns acreditavam que eram descendentes das tribos perdidas de Israel, outros duvidavam até de que fossem humanos. Em 1537, o papa Paulo III proclamou a humanidade dos índios na Bula VeritasIpsa.

Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia, localizado na região do estreito de Bhering, no extremo nordeste da Ásia. (IBGE, 2019).

Falar dos índios é se remeter ao processo de colonização dos portugueses nas então futuras terras brasileiras. Este é um dos pontos mais relevantes da trajetória da formação de nosso país.

O autor Mendes (2012), relata que o processo de ocupação, povoamento e organização da produção nos domínios portugueses na América constitui um tema bastante estudado pela historiografia brasileira. Ainda que interpretado de diferentes maneiras, inclusive com algumas polêmicas a respeito.

Ocorre que, a construção historiográfica do domínio português nas Américas, a se dizer especificamente no Brasil deixou marcas profundas de dominação e genocídio, sem dúvidacom um legado perpétuo até os dias atuais.

A começar pelo descobrimento dos primeiros povos nativos em terras brasileiras, Le Goff (1991), diz que, o Brasil não existia em 1500, existia uma porção de terra, já povoada por seus habitantes nativos, batizados de índios somente porque os europeus pensavam terem chegado à Índia, e muitos caminhos podiam ser tomados ali, mas o que temos hoje é o resultado do que foi feito nesse período.

Quando falamos do descobrimento do Brasil, não há como não mencionar o emblemático encontro de Pedro Álvares Cabral, com os povos indígenas que aqui habitavam. Essa memória tão comum em nosso meio se deve aos registros históricos, e ensinamentos nas escolas sobre o descobrimento de nosso país.

Confirmando esta afirmativa, de acordo com Souza (2007, p.3), Pedro Álvares Cabral, partindo de Lisboa, em março de 1500, acabou chegando, em 22 de abril do mesmo ano, em terras que eram até então desconhecidas dos portugueses e dos demais europeus. Cabral pediu então que Pero Vaz de Caminha escrevesse uma carta ao rei português, informando-o do “achamento” da terra recebeu o nome de Vera Cruz. Cabral permaneceu mais de uma semana nas terras e manteve contato com os habitantes do lugar, os indígenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com