TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL (A RICA DIVERSIDADE DO BRASIL)

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

NOME______________________________________

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL (A RICA DIVERSIDADE DO BRASIL)

A diversidade em nossa sociedade

[pic 3]

JACOBINA

2013

                              NOME__________________________________

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos e Okçana Batini.

Tutora eletrônica: Pâmela Ribeiro Corrêa Dias.

Tutor (a) de sala: Sergio de Paula

JACOBINA

2013

A DIVERSIDADE EM NOSSA SOCIEDADE

                             Falar sobre diversidade é tentar entender a variedade e convivências de ideias, características ou elementos diferentes entre se, em determinado assunto, situação, ou ambiente. A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. O conceito de diversidade é muito amplo e tem diferentes aplicações em vários ramos do conhecimento, mas é no campo da cultura que a diversidade, por meio do Multiculturalismo, apresenta- se como o grande desafio dos vários ramos do conhecimento.

O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo. Ha muito se diz que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, contudo ao longo da nossa historia, tem existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de terem uma vivencia plena de sua cidadania.

Este trabalho de pesquisa, de imediato nos abre um leque de ideias e novos saberes, os quais nos fazem cidadãos melhores e conscientes de que o estudo das diferentes expressões culturais oferece a oportunidade de aprecia-las e respeita-las. Espera-se suscitar maior reflexão sobre a diversidade cultural, histórica e linguística do nosso Brasil, pois o conhecimento a nossa cultura pode ser um bom começo para se caminhar na direção de uma sociedade plenamente democrática.  

  • DIVERSIDADE HISTÓRICA

A pluralidade cultural existente no Brasil é fruto de um longo processo histórico de interação entre aspectos políticos e econômicos, no plano nacional e internacional. Esse processo apresenta-se como uma construção cultural brasileira altamente complexa, historicamente definida e redefinida continuamente em termos nacionais, apresentando características regionais e locais. Coexistem aqui culturas singulares, ligadas a identidades de origem de diferentes grupos étnicos e culturais. Os processos migratórios colocam em contato grupos sociais com diferenças de fala, de costumes, de valores, de projetos de vida.

Os africanos, dentre outros povos, trouxeram para o Brasil costumes que enriqueceram a nossa diversidade, dentre eles destaca-se a capoeira, praticada principalmente em ruas do Centro Histórico de Salvador, tem as sua historia relacionada à opressão e cultura, ela foi uma forma dos escravos afirmarem sua identidade e cultura numa sociedade preconceituosa. Hoje felizmente a capoeira se tornou o mais novo Patrimônio Cultural Brasileiro.

A falta de conhecimento das peculiaridades e das especificidades regionais, em um país de continentais dimensões, bem como dos elementos referenciais das culturas silenciadas de índios, negros e imigrantes nos currículos escolares tem contribuído para a formação de preconceitos e estereótipos por parte dos próprios brasileiros. Isso em nada contribui para a construção de uma sociedade democrática que todos almejamos, onde as diferenças raciais e culturais não se constituam em motivo de discriminação social, mas sim em instrumento possibilitador da construção de uma nova identidade nacional, assentada no pluralismo cultural. É preciso, propiciar, por meio do ensino em todos os níveis, o conhecimento a nossa diversidade cultural e pluralidade étnica, bem como a necessária informação sobre os bens culturais de nosso rico e multifacetado patrimônio histórico.

                      [pic 4]

http://pamcapoeira.blogspot.com.br/2010/05/capoeira-em-salvador-tao-conhecida.html

  • DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

A diversidade linguística brasileira é uma riqueza cultural que representa o nosso povo, a relação entre língua e cultura é indissociável, uma vez que a interiorização da primeira permite a expressão da segunda.

 É importante ter um discurso condizente com a realidade social, porém não se deve impor bruscamente o padrão sob pena de continuar promovendo, na sociedade, o complexo de incompetência linguística, que gera alienação, com as mudanças no ensino poderão ser conseguidas mudanças sociais ao se garantir que a possibilidade de expressão deixe de ser sonegada à grande parcela da população.

A língua se relaciona com a sociedade porque é a expressão das necessidades humanas de se congregar socialmente, de construir e desenvolver o mundo. A língua não é somente a expressão da alma, ou do íntimo, ou do que quer que seja do indivíduo; é acima de tudo, a maneira pela qual a sociedade se expressa como se fosse a sua boca.   (SIGNORINI, 2002. p. 76-77)

 A linguagem não é só um instrumento utilizado para a comunicação ou veiculação de informações, mas principalmente uma forma de mostrarmos socialmente aquilo que pensamos que somos aquilo que entendemos do mundo, aquilo que gostaríamos que os outros enxergassem em nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (97.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com