TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Рrimórdio da escravidão africana

Relatório de pesquisa: Рrimórdio da escravidão africana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.398 Palavras (14 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 14

vcgfiukhjkO negro integrante na população brasileira exige muito dos estudiosos, ele esta presente desde o inicio de nossa historia. A genética e cultura influenciam o nosso povo, com suas heranças culturais. No mundo não há pais igual o Brasil, com tantas etnias e culturas diferentes, não é só negro, temos os indígenas, os europeus, os asiáticos, diversificando na formação étnica brasileira e da cultura.

Isso teve inicio no período colonial e vem se estendendo a mais de cinco séculos da nossa historia. Grupo Ético é o que perpetua por meio biológico e partilha cultura comum, de forma fácil a identificar os membros dos tipos de organização social.

O negro teve um papel importante na formação da sociedade, no povoamento e na economia. Pelos africanos o território nacional obteve valores crenças, costumes e hábitos, exemplos de padrões culturais no território e na região nordeste, especial da Bahia, influencia da áfrica ocidental, da região sul, colonização européia. Tendo servido de muito estudo de ciências social, na área de antropologia, sociologia e historiadores, principalmente na defesa de tese, ficando de modo discordante e estimulante, na interpretação da presença africana no Brasil.

14.2 - Aspectos históricos (p.269)

Século XV e XVI caracterizam a vigorosa e fecunda expansão da Europa ocidental, seu interesse de chegar à humanidade fazendo mudança na configuração sociocultural e colaborando na formação de etnias e nacionalidades. No desenvolvimento humano, redefine a concepção do universo, a inclusão do renascimento, pela descoberta do continente americano. “A revolução nos setores econômico, cultural, social, artísticos e religiosos, derivando novas ideologias liberais, seguindo a vida sociocultural do grupo dominado pelos europeus” (p.270). Povos europeus, africanos e americanos, foi o carro chefe da historia no principio como civilizadores, passando num segundo como construtores e por ultimo como processo civilizatório dos ultimo séculos.

14.2.1 – primórdio da escravidão africana (p.270)

Inegável que a raça negra tem participação na formação sociocultural e econômico do Brasil. Trazido por três séculos pelos portugueses como escravos não para intervir na cultura. Os negros em sua origem, sua culturas era diversificadas, sendo que cada grupo sociais obtinha padrões culturais especifico. (p.270) “alguns grupos praticavam culturas bem primitivas; outro apresentava níveis de culturas mais avançada; outro desenvolvia na influencia Islâmica, dando origem à estrutura econômica e social bem significativa”. Com cultura, na forma de coletora e agrícola, o homem branco tendo ambição e cobiça, resolveu escravizar o homem negro.

No século XV a escravatura já era ativa na Europa, depois os portugueses também criaram um pequeno comercio de escravo comprado na costa do ouro, depois com a descoberta do Brasil no século XVI, obrigou o aumentar o comercio para suprir a mão-de-obra na tarefa de colonização. Sofrendo muito a população da áfrica com o comercio abominável, sendo que eles eram apreendidos, escravizavam, e até matavam a mercadoria humana, modificando a sociedade.

14.2.2 – o escravo na economia brasileira (p.271)

Com a exploração da terra brasileira era necessária a mão-de-obra para trabalho na lavoura. Os indígenas já escravizados não entendiam do trabalho “sistemático do branco” e nem escravidão, eles viviam na economia de subsistência, não se preocupavam em armazenamento. Apesar de não ter registro dos primeiros negros no Brasil, mas com a produção de açúcar primeira indústria nacional, sendo colocada a política colonizadora de Portugal.

A partir de meado do século XVI e no século XVII, surgiu “a chamada aristocracia rural do açúcar, liderada pelos senhores de engenho” (p.271). Formado o latifúndio, para manutenção do complexo sócio econômico. No século XVIII e XIX, a mineração e a cultura do café exigem mais escravos. Obtendo grande influencia africana. Mais significativos quanto à cultura e a herança biológica deixada pelos negros em contato aos europeus e índios no território brasileiro. 1525 chegam os primeiros africanos, mas só em 1549 que é legalizado no Brasil. D. João III autoriza 120 escravos por engenho. Chegando em 1600, a quantia de 20.000 (vinte mil) escravos no engenho de açúcar. No século XVIII, chega à população de 3.250.000 (três milhão e duzentos e cinqüenta mil) individuo. Nos quais dois milhões eram negros. Em 1850, chega a oito milhões de habitantes, sendo 2.500.000 de escravos. A miscigenação (a mistura) de raça, com isso apareceu, os mulatos, mestiço de branco e negro, o cafuzo, mestiços de negros e índia, intermediário dos senhores e escravos, característica da sociedade agrária, presente ate hoje na comunidade brasileira. Com essa mistura esta desaparecendo os negros puros. “predominando um tipo nem branco nem preto, mas mulato, pardo ou moreno” (p.272). Estudos das culturas africanas são problemáticas, sendo que o homem branco via o negro como escravo, não um grupo com varias culturas, sendo impossível exercer sua cultura de origem, considerando etnia e cultura inferior.

Seu espalhamento pelo território nacional foi dado tanto no trabalho agrícola, na domestica e na mineração. Nos lugares que ouve influencia negra, hoje, ainda tem mais concentração, prevalecendo assim.

14.3 – Origens africanas

Os negros oriundos da áfrica foram introduzidos no Brasil, a partir de meados dos séculos XVI a metade do século XIX. Estudos feitos estimam de 3,5 a 4 milhões de escravos vindos do continente africano, desde os primórdios da colonização até o fim do trafico legal ou clandestino. Ficando difícil de saber o numero e a origem exata dos africanos vindos ao Brasil. Na busca “historiadores procura estabelecer números, origem geográficos e a filiação tribal dos escravos negros” (p.273). Buscando em critério variado como: “lugares de compra e venda porto de embarque, matriculas direito alfandegária, etc.” (p.273). Sendo insuficientes os documentos oficiais foram destruídos, depois da supressão do trabalho Servil. Apagando a mancha escravocrata no país.

14.3.1 – diversidade de grupo e cultura.

Entre 1575 a 1850, milhares de escravos oriundos do litoral e do interior da áfrica embarcaram para o Brasil. Falam que os primórdios da colonização, procederam das regiões situadas acima do equador, onde o domínio europeu era implantado, assim o comercio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com