TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho Universitário: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 4

A inclusão escolar tem como objetivo a cons¬trução de uma escola acolhedora, onde não existam critérios ou exigências de natureza alguma, nem mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos.

O movimento da Inclusão escolar no Brasil é recente e tem como marco referencial a Constituição Federal de 1988. A inclusão não cabe no paradigma tradicional da educação, requer um modelo diferente das propostas existentes. Este fato nos remete a uma realidade que não pode ser ignorada: o papel e a formação de professor, uma vez que ele quase sempre, encontra dificuldades para repensar e refletir sobre sua prática pedagógica.

Pensar em uma escola verdadeiramente inclusiva é buscar a reestruturação do sistema de e provocar mudanças de atitudes. Todo sistema de ensino deve ter clareza em relação a sua proposta de inclusão, o que requer renovação de sua estrutura física, material e formação adequada.

Neste sentido, os sistemas educa¬cionais procuram fazer orientações e diretrizes, com o objetivo de melhorar esses sistemas, para avançarem num processo de reforma estrutural e organizacional. A educação inclusiva desafia professores, levando-os a refletir sobre o exercício da docência e a buscar formação e estratégias que permitam ações direcionadas a esses alunos.

Em todo o sistema educativo, é necessária e indispensável a inclusão, mas a realidade ainda é cercada de preconceito e discriminação, levando gestores a diferentes leituras desse processo, pois a escola básica não foi planejada para atender as diferenças. Alunos que convivem com crianças especiais apresentam atitudes mais favoráveis de aceitação. Em relação aos professores, percebemos que neste assunto ainda existe preconceito ou discriminação e que algumas deficiências são menos aceitas que outras.

O projeto de inclusão escolar precisa ser assumido por todos, levando-os a repensar suas concepções para impulsionar novas possibilidades. A ação da escola precisa ser orientada pelos interesses e capacidades dos alunos, contribuindo para o estabelecimento de um clima harmonioso, no qual o professor possa exercer sua prática, atendendo o ritmo biológico de cada um. A inclusão precisa acontecer, para que os alunos possam aprender e atingir seu pleno desenvolvimento.

A educação inclusiva pode ser concebida como a capacidade de acolher a todos, possibilita a revisão de nossas práticas, para assim, construir a escola da adversidade. A inclusão acontece por meio do acesso a um currículo flexível e adaptado, atividades e materiais diversificados, sendo alguns elementos fundamentais como a adoção afetiva de políticas inclusivas, gerar mudanças na escola para que atenda as necessidades de todos, levar os professores à reflexão sobre seu compromisso com a aprendizagem de todos e preparando-os para ensinar, possibilitar que os alunos especiais possa sentir-se integrados, aceitos e apoiados por todos membros da escola.

O ingresso da criança com necessidades educativas especiais envolve o preparo de toda a comunidade escolar para receber essa criança e a conscientização quanto à educação que promova a aprendizagem de todos, os pais devem ser considerados fundamentais no processo de inclusão e necessitam de apoio também. A preparação profissional dos professores precisa incluir o conhecimento necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com