TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Trabalho Escolar: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

1 DESENVOLVIMENTO

Desde sua aceitação até a atualidade, há muito o que se fazer pela evolução da criança com NEE, no âmbito escolar.

Em contrapartida irei apresentar à vocês uma experiência exemplar; de uma escola que cumpre impreterivelmente seu papel na sociedade. Aperfeiçoando e desenvolvendo-se para cumprir a missão de ampliar a autonomia de alunos com quais que sejam suas NEEs.

O maternal da escola municipal de educação infantil IRMÃ CONSOLATA na cidade de Erechim RS, trouxe para a cidade o terceiro lugar no prêmio Experiências Inclusivas.

O prêmio é só um reflexo do trabalho da professora Andrea Paula Ceron, que com total apoio da administração do maternal, trouxe uma nova perspectiva de vida para a aluna S. que foi matriculada no ano de 2012, com diagnóstico de paralisia cerebral.

A garota nascida em 2009 prematura, filha de pais dependentes químicos e que foi adotada ao completar um ano e um mês de idade. Apresentou melhoras significativas em todos os sentidos, tudo isso a partir da interação com seus colegas.

O caso de S. era descrito como gravíssimo, pois a mesma tinha séries de dificuldades: não firmava a cabeça, estava com fase oral bem acentuada, temia aproximação dos colegas e movimentos bruscos a assustavam muito; segundo relata a educadora Andrea Paula Ceron.

O que levou a inclusão de S. tão satisfatória segundo a educadora e a instituição de ensino, foi a grande socialização da menina. Pois a partir dessa melhora, conquistou-se a confiança, o carinho. Houve também uma evolução em sua linguagem oral, na postura em pé, na atenção e concentração de S. Ela adquiriu maior autonomia em sua vida.

Todo esse progresso se deveu ao trabalho de educadores, equipe de apoio, ao atendimento educacional especializado, direção e funcionários que se uniram em prol da causa.

2 CONCLUSÃO

Como vimos a inclusão escolar não se dá somente por aceitar a pessoa com NEE. Mas procurar fazer com que essas pessoas desenvolvam cada vez mais suas habilidades e competências, vivam com alegria, com magia no encontro da infância.

A escola IRMÃ CONSOLATA, cumpre com seu objetivo fazendo com que seus alunos aprofundem cada vez mais seus talentos em diversas áreas, tendo também é claro um crescimento cognitivo e sócio- afetivo.

Essa escola nos mostra que é possível incluir. Mesmo com toda dificuldade enfrentada na atualidade dentro da escola. Devemos respeitar, valorizar as habilidades e competências, faixa- etárias e diferenças dos alunos.

REFERÊNCIAS

SILVA DE SOUZA, Ana Julia. Título da obra. BOA EVOLUÇÃO DE CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA RENDE PRÊMIO A ESCOLA. Ministério da educação portal.mec.gov.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com