TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Poética

Por:   •  21/9/2021  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

           [pic 1]

Universidade Estadual da Paraíba

Centro de Ciências Humanas e Exatas

Curso de Letras - Português

Introdução aos Estudos Literários II

Docente: Simone dos Santos Alves Ferreira

Discentes: Anna Beatryz, Vanessa Priscila, Maria Júlia.


Análise do Poema “Epitáfio para o século XX” de Affonso Romano de Sant'Anna

Monteiro – PB

Análise do Poema “Epitáfio para o século XX” de Affonso Romano de Sant'Anna

O poema que iremos analisar é do poeta e escritor brasileiro Affonso Romano de Sant'Anna. Affonso nasceu em Minas Gerais, no ano de 1937 e é um marco na literatura brasileira. Publicou mais de 40 livros, já ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio da União Brasileira dos Escritores. Desde os anos 60, tem influenciado e participado de movimentos políticos e sociais no país. Nos tempos de ditadura militar, onde as expressões artísticas eram fortemente reprimidas pela censura, publicou audaciosas obras nos mais importantes jornais do país, em páginas de política. Além disso, diversos poemas do autor foram transformados em posters, placas e cartazes, espalhados aos milhares como forma de resistência.

         Ao analisarmos o poema – Epitáfio para o século XX do poeta Afonso Romano de Sant’Anna, é visível notarmos uma crítica a alguns acontecimentos ligados na maior parte a política e ao modernismo do século XX. Começando pelo título do poema, que aborda a palavra epitáfio que significa lápides tumulares ou monumentos funerários, ou seja, algo que está morto.  

É nítido ao fazer a leitura do poema, a visão de tristeza em relação aos acontecimentos lembrados pelo poeta que fizeram parte do século XX. Onde na sua visão, ocorreram fatos em grande parte de destruição para a humanidade, sendo estes em sua maioria ligados a movimentos políticos.

 Bosi, “[...] e responde pela certeza de que a sorte do homem é precária”. Pág. 188.

 O trecho apresentado pelo pensamento de Bosi, se encaixa em relação ao poeta apresentar em seu poema um avanço em relação ao cinema em cores que de certa forma trouxe benefício para essa área de trabalho, apresentado na estrofe 7. Embora tenha ocorrido alguns acontecimentos bons, os ruins se sobressaem na visão do autor.

As guerras, lutas entre classes, as condenações e torturas impostas pelo movimento Nazista, a divisão das religiões (católico / protestante), a ambição de poder entre duas grandes nações com a Guerra Fria, os dois lados separados pelo muro de Berlin devido as brigas políticas. Todos esses e outros acontecimentos citados no poema trazem a visão de memória de destruição de civilizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com