TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bela E A Fera

Dissertações: A Bela E A Fera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2013  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho sobre o seriado BATB e o desenho da Disney: “A bela e a fera”.

1. Comparar o desenho e o seriado, analisando as personagens principais: as duas feras e as duas belas, para descrever e criticar suas características físicas e morais; seu comportamento diante da sociedade e os valores da vida. Citar exemplos com as cenas.

No desenho como é destinado, principalmente, ao público infantil, a fera é um príncipe que foi transformado literalmente em um animal. É forte, voraz e vive escondido devido sua aparência. Ele não conseguia enxergar além das aparências, assim como muita gente neste mundo não consegue ver a beleza interior dos outros, os valores morais são esquecidos diante do que não lhe agrada ou convém. A fera do desenho é castigada por sua falta de compaixão, de solidariedade, de amor ao próximo, por julgar os outros pela aparência.

Na cena que ele recusa ajudar uma pobre velha vemos o julgamento que ele faz pela aparência física da mesma.

Já a fera do seriado é uma vítima da irresponsabilidade, da crueldade de uma minoria que acha que é capaz de tudo, que vai vingar a morte dos milhares de inocentes que estavam nas torres gêmeas. Para isso tentam criar, a partir de seres humanos, super soldados, geneticamente modificados. Do erro dessa experiência surge a fera do seriado, que tem boa aparência até os momentos de fúria quando transforma seu lindo rosto na face de um monstro. Vive escondido para poder continuar vivo, mas seus valores morais, como ajudar o próximo, fala mais alto e ele se arrisca para salvar vidas em perigo.

O momento que ele salva a bela demonstra isso. E todas as outras pessoas que ele salva é a prova que ele é mais humano do que muitos que não sofreram nenhuma alteração genética, ou seja, na realidade ele não é a fera, a fera são todos aqueles que usaram de má fé, que se aproveitaram da dor da perda, para usá-los em experiências.

A bela do desenho é uma jovem sonhadora, determinada e íntegra, que não se importa só com a aparência física das pessoas. Que tem um amor imenso pelo pai a ponto de se sacrificar por ele. A sociedade a vê de certa maneira preconceituosa por não se interessar pelas mesmas coisas que a maioria. É um retrato da nossa sociedade que tacha as diferenças com preconceito e desrespeito. Ela enxerga a beleza interior das pessoas, tanto que se apaixona pela fera e quebra o feitiço.

Nas cenas finais vemos isso acontecer.

A bela do seriado é uma jovem trabalhadora, honesta e determinada. Seu foco é lutar por justiça para pôr na cadeia os assassinos de sua mãe. Muito bonita e atraente se torna o grande amor da fera e este seu protetor.

Em fim, são nítidas algumas diferenças existentes entre o desenho e o seriado a Bela e a Fera, as diferenças entre as belas estão desde a questão físicas apesar das duas serem lindas, a bela do desenho é doce, amorosa, mais demonstra fragilidade, percebe-se isso pelo fato da mesma ser massacrada por suas irmãs e não revidar, outro fato interessante são os valores patriarcais, ou seja, bela foi criada pelo pai a quem dedica-se inteiramente abrindo mão de si. No seriado a jovem bela representa a mulher contemporânea, a jovem moderna, criada pela mãe a qual ama e admira, e a perda de sua genitora não a fragilizou mais a tornou mais determinada. Temos então canteiros que divergem os valores, ou seja, a mulher vivendo o seu momento matriarcal (mãe de Bela) e Bela a jovem que luta por justiça, e sendo mulher não teme as forças opostas. Essa Bela representa a mulher atual dentro e uma sociedade, a qual é marcada pelo preconceito e diversidades de valores.

2. Analisar os valores da beleza x monstruosidade para as crianças, de acordo com o universo infantil.

É sabido que a beleza tem formas diversificadas, ou seja, temos a beleza interior na qual conta-se com os valores da integridade, altruísmo, virtudes e outros, já a beleza exterior está centrada numa questão de estética, isto é, um rosto e corpo bonito, pele clara, essas são algumas características da beleza externa. No entanto, quando é realizada uma análise do que é ser belo e ser feio(monstruoso)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com