TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Canção “Língua” de Caetano Veloso

Por:   •  22/6/2023  •  Exam  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 2

Sambódromo

Frátria.

Corisco

Blitz

Relax

A canção “Língua” de Caetano Veloso é como o nome descreve. O uso dos vocábulos e estruturas lexicais do português é bastante explorado ao decorrer dos versos e das estrofes. Por sua riqueza linguística percebe-se a luz da Teoria gerativista os conhecimentos pré-adquiridos do autor da música.

A exemplo disso se tem a expressão “fratria” que demonstra a competência do autor no sentido de conhecimento de palavras. Mas apesar de conhecer a palavra Caetano precisava saber como aplicá-la. O que diz respeito ao desempenho dela. Enfim, como usá-la.

Ele lança mão de um outro radical para entender um sentido de fraternidade, irmandade ao que antes era terra paterna (pátria). Para isso, ele precisou de conhecimentos previamente adquiridos para que pudesse fazer uso deles dentro de um contexto poético.

Ele também usa termos que tem a sua origem em idiomas estrangeiros a exemplo de “relax” um estrangeirismo frequentemente adotado por grupos sociais (no caso da música, os surfistas), que poderia ser facilmente trocado por vocábulos do idioma nacional. Já para “blitz” o neologismo extrínseco foi adotado já que é um elemento de uma outra língua que foi tomado por empréstimo pela nossa.

Na composição da música também está presente o arcaísmo na palavra “corisco” termo um dia utilizado para algo luminoso no céu, como um relâmpago. Ou também atribuído a hospedes inconvenientes e a desgraças e catástrofes. (Oxford Languages).

E como já citado a invenção de Darcy Ribeiro para nomear a passarela do samba, não poderia ficar de fora da música que leva a língua como inspiração. Um neologismo intrínseco que mistura o samba ao grego dromos, para corrida e caminho. Sambódromo.

A música é cheia de referencias e conhecimentos sobre a língua portuguesa. Nela existe criatividade e cultura que foram explorados e se tornaram poesia ritmada. Música da língua.  

Referências  

de Oliveira, Maria Vanessa Soares, and Jocimario Alves Pereira. "TEORIA GERATIVA E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM."

MATOS, Denilson. Língua portuguesa II: morfologia I. IESDE BRASIL SA, 2008.

CORISCO in Oxford Languages  Acesso em:  25 de novembro de 2022

Unidade 4, aula 1. Apostila do curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com