TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Literatura- Carta Pero Vaz de Caminha

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da Componente Curricular

Literatura Brasileira

Nome do/da Docente

Bruna Loise de Quadros dos Santos

Nome do/da Discente

Lourdes Kaminski Alves

Número do Registro Acadêmico (RA)

91033

Nome do Polo

Ibaiti ( PR)

Nome da Cidade em que reside

Engenheiro Coelho (SP)

Nome da Atividade Avaliativa

Atividade Avaliativa 1

RESPOSTAS DA ATIVIDADE

Caro senhor Pero Vaz de Caminha

Eu, escrevo para dizer que li sua carta de chegada a nova terra, antiga Vera Cruz, atualmente conhecido como Brasil. Se o senhor pudesse ver a imensidão das nossas terras, a riqeuza do nosso país e posso até ousar dizer que graças a vocês primeiramente, uma diversidade de povos  surpreendente.

Gostaria de informar, que na atualidade já usamos roupas, comemos quase a mesma coisa que seu povo, nossos costumes foram modificados ao longo da história.

 Desde a vossa chegada e posteriormente a chegada dos outros, sofremos um longo processo de colonização até nossa indepêndencia. No ano seguinte a sua chegada, já foram iniciada as expiações exploratórias na costa brasileira, o início de uma longa história, passamos por criações de cidades, invasões de outros povos europeus, fundações de colonias, e descoberta do nosso ouro, hoje quase raridade onde um dia foi um lugar de abundância,.

Infelizmente aqueles com quem o senhor teve o privilegio de ter tido o “encontro de culturas”com o processo de colonização sofreu um “desencontro de cultural”, começando então o extermínio dos indígenas tanto por meio dos conflitos entre os portugueses quanto pelas doenças trazidas pelos europeus, como a gripe e a sífilis."

Sobre o fruto que melhor se poderia tirar desta terra, a chamda : salvação dos homens, devo mencionar que a religiosidade no Brasil foi marcada pela influência do Cristianismo quer entre as populações de colonos quer entre os povos por eles submetidos. Apesar dos esforços continuados da Igreja Católica, para integrar as crenças religiosas dos indígenas e dos africanos, no sistema cristão, a verdade é que a resistência por parte dos povos foi um fato e as suas crenças ancestrais subsistem até aos dias de hoje numa simbiose de princípios cristãos e não cristãos.

Atualmente, o Brasil é o maior páis da América do Sul e quionto maior em extensão territorial do mundo, são mais de 206 milhões de habitantes que vivem em sua maioria nas cidades, formado pela interaçã entre povos europeus e nativos indígenas, posteriormente, após a libertação dos escravos negros, o país recebeu várias correntes imigratórias( espanhóis, alemães, japoneses) que contribuíram para a formação étinica atual da população. Possuímos um sistema politico formado por União, Estado e municipios, ao qual recebe o poder atribuido a cada órgão distinto. Nosso idioma oficial é o português, e a nossa economia está entre a maior da América Latina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (291.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com