TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação .

Por:   •  1/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Disciplina: Universidade e Ciência

Curso: Comércio Exterior

Professor: JOSEFINA MARIA HASSMANN

Nome do aluno:

Data: 22/03/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (3,5 pontos)

Os institutos e faculdades podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições e/ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Quais vantagens (estas condições e/ou qualidades) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade? Sua resposta deve ter entre 5 a 8 linhas.

Ensino, pesquisa e extensão são considerados condições imprescindíveis  que orientam o “fazer” da Universidade, uma de suas maiores virtudes e expressão de compromisso social.

A vantagem se dá na relação entre ensino, pesquisa e extensão, do qual conduzem mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem, fortalecendo os atos de aprender, de ensinar e de formar profissionais e cidadãos.   Se por um lado, o ensino coloca o aluno em relação com o produto da ciência, a pesquisa o coloca em relação com o seu desenvolvimento, instrumentalizando-o para produzir conhecimentos a partir de sua futura atuação profissional.

 

Questão 2 (3,0 pontos)

Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente.

Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo.

Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.

Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?

Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.

Gerente: — Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

                                                        Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna.

                                                                           São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

Quando você estudou sobre a linguagem, mais especificamente sobre as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem correta implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.

Levando em conta esses estudos feitos, e considerando o texto de Bortoni-Ricardo, responda de forma argumentativa:

  1. Que razões levaram a gerente a modificar, de repente, a maneira de falar com o cliente? (4 a 5 linhas).

 A gerente havia começado a linguagem de forma culta marcada por formalidades, utilizando-se de frases completas bem como pronomes de tratamento. Ao descobrir que o interlocutor do outro lado da linha se tratava de um colega e também funcionário do banco, decidiu-se desfazer da linguagem culta e passando assim a utilizar a forma coloquial.

  1. Pode-se dizer que Helena domina diferentes modalidades linguísticas? Em caso de uma resposta afirmativa, esclareça quais são essas modalidades evidenciados no diálogo com o cliente, transcrevendo palavras ou expressões que as comprovem.

Sim, podemos afirmar que Helena domina diferentes modalidades linguísticas. Helena domina tanto a linguagem culta como a coloquial.

Observe a utilização da linguagem culta e coloquial nos trechos abaixo:

 Em que eu posso ajudá-lo. (Culta)

 O Senhor é nosso Cliente? (Culta)

— Julinho, é você, cara? (Coloquial)

tá em Brasília? (Coloquial)

Em que eu posso ajudá-lo”, “O Senhor é nosso Cliente?” bem como a utilização da linguagem coloquial em “Julinho, é você, cara?” e “Cê tá em Brasília?”.

Questão 3 (3,5 pontos)

A Unisul, como parte de sua missão enquanto Universidade, desenvolve ensino, pesquisa e extensão. A Jornada Unisul de Iniciação Científica – JUNIC é o evento onde os resultados das pesquisas realizadas por alunos e professores são divulgados anualmente. Faça uma consulta para conhecer os resultados de pesquisa que lá encontram-se publicados (link “Anais”) de qualquer uma das edições da JUNIC (2008 a 2014 em “Edições anteriores”). Após a consulta, escolha uma das pesquisas e apresente os dados sobre ela conforme indicado a seguir:

Título da pesquisa: Estudo do Setor de Turismo na Cidade de Tubarão: Inovação e Competitividade

Autores (aluno-bolsista e professor orientador): Proponente: Ivone Junges

Bolsista: Adriana Alves 

Ano de publicação/divulgação na JUNIC: 2011

Área da pesquisa: Ciências Socialmente Aplicáveis

Tipo de bolsa/programa de iniciação científica: PUIC

Resumo da pesquisa: A região de Tubarão é privilegiada em termos de geográficos, já que está inserida numa bacia hidrográfica cercada pelo litoral, serra, águas minerais e termais, além de cânions. Portanto, apresenta naturalmente potencial para o turismo. A importância científica da pesquisa justifica-se permitir um diagnóstico do setor de turismo na cidade de Tubarão, apontando um cenário sobre a inovação e a competitividade dos atores envolvidos nas atividades relacionadas ao setor, o desenho/mapeamento do setor. Contribuirá também para a identificação dos gargalos e das potencialidades do setor, bem como as competências empreendedoras necessárias para consolidar o setor no município estudado. O objetivo geral da pesquisa, estudar a inovação e a competitividade no setor turístico na cidade de Tubarão. Objetivos: a) Identificar os principais atores do setor de turismo na cidade de Tubarão, incluindo todos os parceiros: hotelaria, gastronomia, agências de viagens e de turismo, instituições não governamentais, instituições de apoio empresarial, setor governo, etc. b) Diagnosticar o nível de inovação e competitividade no setor de turismo a partir da caracterização dos atores estudados no município de Tubarão. c) Mapear o cenário de inovação e competitividade do setor de turismo no município de abrangência do estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (325.6 Kb)   docx (78.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com