TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA

Por:   •  12/11/2019  •  Dissertação  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

DEPARTAMENTO DELINGUAS E LITERATURAS- DLL

CENTRO DE HUMANIDADES- CH

DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA III

PROFESSORA: Lúcia Agra

VII semestre

Glaudênia da Silva Pereira

QUESTÕES- AVALIAÇÃO

CRATO

2019

  1. Levando em consideração que Antônio Joaquim Pereira da Silva está dentro do quadro do simbolismo brasileiro, situando-se na geração da revista Rosa Cruz e que tem como características principais: ser pessimista, ter traços do humanismo, trazer como temas a solidão da tristeza, da dor e da morte, além de ter um tom elegível, analise o poema “á minha mãe” definindo dentro de uma das três orientações do decadentismo simbolista do Brasil.

O poema “Á minha mãe” de Antônio J. P. da Silva nos traz como tema central a tristeza a morte e a religiosidade, destacando que essas características também fazem parte do decadentismo simbolista representado pelo aspecto da mística religiosa.

Notamos a mística religiosa fortemente na primeira estrofe:

“Numa terra mais triste que a Sibéria

Nossa senhora veio ter comigo.

Entristeceu a ver como um mendigo

Um coração de bom, uma alma etérea.”

Quando o autor usa “ numa terra mais triste que a Sibéria” temos a impressão de que ele quer levar o leitor a compreender que não se trata de uma simples tristeza, mas uma tristeza profunda e que nessa tristeza ele pode contemplar a imagem de nossa senhora, a partir de então vemos a religiosidade presente. Ele ainda mais o aspecto triste no poema quando utiliza palavras como “entristeceu”, “mendigo” e “etérea”.

Nas duas estrofes seguintes ele reforça a ideia de tristeza e pessimismo, “nada mais são do que pecado antigo.../ sois mais um fruto podre da matéria...” levando o leitor a um sentimento de piedade ou ate mesmo repudio a essas palavras.

Esse poema possui fortes traços simbolistas, como a concepção mística da vida, a associação de ideias como o uso de metáforas, “numa terra mais triste que a Sibéria”, “essas chagas em flor” e também aspectos evidentes de traços míticos-religiosos como a forte ideia de vida/morte, a concepção de pecado piedade e martírio.

  1. Analisar os poemas “Vaso chinês” e “acrobata da dor” mostrando as diferenças entre parnasianismo e simbolismo a partir do texto: Literatura: leitores e leitura.

         O parnasianismo foi uma escola literária do século XIX contemporânea ao realismo e ao naturalismo. É representado pela estética e reação ao sentimentalismo do romantismo. Os mais importantes autores do período formavam a tríade parnasiana, que era composta por Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, e Raimundo Correia. Esses autores buscam um sentido para a existência humana por meio da perfeição estética, por isso a preocupação com a forma perfeita.

O Simbolismo se opõe a objetividade parnasiana, possuindo musicalidade e temas místicos, subjetivos e religiosos tornando os assim marcados por figuras de linguagem. Seu principal autor foi Cruz e Sousa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com