TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Em Nosso País

Artigos Científicos: A Diversidade Em Nosso País. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Com este trabalho pretendo investigar sobre um assunto muito abrangente na nossa sociedade a Diversidade, variedade de assuntos diferentes entre muitas áreas da sociedade.

Por obter muita diferença até mesmo no nosso corpo muitos são discriminados pelo preconseito, que ainda é um fator muito critico na sociedade onde vivemos, nos tempos de hoje o preconseito é considerado até como um crime, por possuir uma lei que não permite a discriminação e o abuso das pessoas.

Mas mesmo assim existem pessoas que só sabem cuidar da vida dos outros, assim não é possivel haver a união entre pessoas até de religião diferente, cor, entre muitas outras formas de que podemos ser dicriminados.

2 A DIVERSIDADE EM NOSSO PAÍS

A diversidade é um conceito muito amplo em nosso país, como também em todo o mundo, e se destaca em vários campos da nossa história, como podemos citar alguns: diversidade histórica, diversidade linguistica e diversidade cultural.

Classificando cada um deles:

2.1 Diversidade Histórica

O aspecto mais importante do processo da democracia foi a história do voto no Brasil. A primeira eleição era somente entre os chamados “homens bons” (homens de familias tradicionais e com poderes), o sistema eleitoral passou a ser definido como processo oficial a partir da primeira constituição outorgada. Definiu que deveriam votar somente homens com mais de 25 anos e que tivesse uma renda anual determinada.

Apenas no século XX foi permitido o voto dos homens brasileiros com mais de 21 anos e alfabetizados. As mulheres ganharam o direito de votar apenas em 1934, em que foi instituido o voto obrigatório e secreto.

Somente com a redemocratização, os analfabetos e jovens de 16 e 17 anos possuiram o poder de votar, hoje no Brasil as eleições são obrigatórias e secretas. Mas homens e mulheres que tiverem mais de 70 anos, analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos o voto é facultativo (cada um tem a opção de votar).

2.2 Diversidade linguística

A diversidade linguistica é a existência de diversas linguas, no Brasil em especial, por causa de sua grande extensão territorial existem varias linguas. Com essas diferenças de línguas surge a variação lingüística que acaba sendo um vínculo para a descriminação e divisão social.

Em cada região de nosso país, existe uma grande diferença em nossa sociedade,seja ela no falar, pensar, agir, modo de se vestir, andar, a diferença esta em toda parte, mas a mais vista está no modo de falar,e com isso faz com que pessoas sofram a discriminação, simplesmente pelo forma de falar, ocorrendo o etnocentrismo, que gera o preconceito, além do bullyng, homofobía entre outros tipos de comportamentos etnocêntricos.

2.3Diversidade cultural

Diversidade cultural é a cultura de cada região, cada país, cada povo possui uma cultura, diversas linguas, danças, religião, vestuário, crenças, valores, comportamentos.

Como podemos sitar um exemplo, a nossa região predomina muito o lingua italiana, que vieram do Rio Grande do Sul morrar para Santa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com