TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO PELA PESQUISA: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE PEDRO DEMO

Por:   •  28/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

                                                                                                                                                                     

EDUCAÇÃO PELA PESQUISA: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE PEDRO DEMO

DEMO, Pedro. Pedro Demo fala sobre Educação pela pesquisa. Direção: Paulo Aspis. Palestra Proferida no YOUTUBE, Canal Nova Escola, 2010 vídeo 05min: 41s. Disponível em: https://youtu.be/Vra4hclt7kw. Acesso em: 27 set. 2020.

                                                                                           

Marta Kaline Pereira                                                                                                 Universidade de Pernambuco, Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Disciplina de Metodologia Científica, 1° período

  A partir do vídeo disponível no canal do Youtube Nova Escola, intitulado “Pedro Demo fala sobre Educação pela pesquisa”, foi possível ter a oportunidade de conhecer a visão breve e relevante do escritor, baseada em estudos, sobre a somatória positiva do aluno com a produção da pesquisa.  Dessa forma, convém destacar a propriedade de Pedro Demo para abordar essas questões, já que ele é professor doutor emérito da Universidade de Brasília (UnB) e um dos grandes nomes da ciência social brasileira.    Isso porque o sociólogo vem desenvolvendo ao longo dos anos, pesquisas no âmbito social político da educação, por compreender a necessidade de inovação na educação básica do país através da melhor formação e atuação dos professores. Assim, seu interesse aguçado o fez publicar mais de 100 livros, tais como: Metodologia Científica em Ciências Sociais (1980), Pesquisa: Princípio científico e Educativo (1990), Educar Pela Pesquisa (1996), Aprender Bem/Mal (2009) e muitos outros que somam de forma ímpar a nossa produção do conhecimento.                                                                

Em um primeiro momento do vídeo, o autor sintetiza o aprendizado e a pesquisa como um meio sublime de educar e comenta sobre a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) financiado pela CNPq. Assim, esclarece a razão da contribuição desse programa, sendo essa a possibilidade do discente universitário de determinado curso da graduação, de fazer um intercâmbio de troca de conhecimento com um professor doutor para poder investigar e produzir sobre um tema relevante socialmente. Dentro dessa perspectiva, Demo coloca o aluno que tem oportunidade de participar da investigação como o indivíduo que tem mais possibilidade de realmente aprender, seja por esse programa ou não.  Já os demais, que não tem o contato com a produção, como os que só escutam e não se diferenciam no âmbito acadêmico.

  Além dessa discussão, o professor aproveita o momento de fala para nos alertar sobre a autoridade do argumento, nos informando e ensinando sobre saber dialogar, debater e argumentar sem se colocar como dono absoluto da verdade e sobre não cair na prepotência de achar que só o meu saber é o correto. Esse acontecimento infelizmente costuma ser frequente no nosso meio, pois, é notório que cada vez mais os indivíduos estão indispostos a conhecer a visão do outro sem tomar um “partido” ideológico, contribuindo para a criação de um círculo de visões semelhantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com