TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento vida e obra de monteiro Lobato

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  1.603 Visualizações

Página 1 de 3

                          VIDA E OBRA DE MONTEIRO LOBATO

Neste trabalho abordaremos a vida e Obra de Monteiro Lobato, autor que dedicou parte de sua vida literária a escrever livros de gênero infantil, com uma leitura de fácil compreensão para as crianças, tendo ao mesmo tempo um teor critico e reflexivo, sobre a política daquela época. Produziu durante toda sua carreira literária 26 títulos destinados ao público infantil, sendo um dos mais importantes escritores da literatura infanto-juvenil da América Latina e também do mundo. Uma de suas obras mais conhecidas e adoradas pelas crianças ate os dias de hoje foi o sitio do pica-pau amarelo, obra esta que teve uma grande repercussão pelo fato, dos personagens criticarem o sistema de forma subliminar. Assim, suas obras tinham como objetivo trazer as crianças e adultos para esse mundo de leitura, formando leitores críticos, com opiniões formadas.

José Bento Monteiro Lobato surtiu grande importância para literatura brasileira. Nascido em Taubaté, São Paulo, no dia18 de abril de 1882, filho do fazendeiro José Bento Marcondes Lobato e de dona Olímpia Augusta Monteiro Lobato, foi alfabetizado pela mãe e desde menino já demonstrava gosto pela leitura.  Foi empresário, editor, e escritor de um jornal. Foi um dos críticos mais importantes da época, defendendo bravamente a literatura no Brasil.

Um dos personagens mais interessantes da história recente desse país. Tornou-se autor de uma extensa produção na área da literatura infantil, que inclui clássicos do gênero, como O Marquês de Rabicó (1922), Reinações de Narizinho (1931), Memórias de Emília (1936), Histórias de Tia Nastácia (1937) e O Sítio do pica-pau Amarelo (1939). Sua obra voltada para os adultos inclui diversas histórias escritas num estilo leve e gracioso e são povoadas por tipos humanos interessantes.

Monteiro Lobato morreu, vitimado de um derrame, às 4 horas da madrugada do dia 4 de julho de 1948, deixando um legado de personagens que ficarão para sempre na memória de todos aqueles que tiveram e que terão contato com suas histórias. Sua literatura adulta apresenta de forma crítica os problemas do Brasil, em especial o atraso econômico e o descaso dos governantes com as classes menos favorecidas; criou a figura imortal do Jeca Tatu, o caipira preguiçoso, que sintetiza o modo de ser do brasileiro rural.  No universo infantil, Lobato criou o mágico mundo do sítio do pica-pau amarelo, revitalizando e revolucionando a literatura infanto-juvenil no Brasil. Em Negrinha, Lobato nos apresenta seu talento como contador de causos, histórias da gente da roça, dos mais poderosos e dos mais simples, criando obras-primas do conto brasileiro, em especial O Colocador de Pronomes, grandiosa crítica à retrógrada gramática.

Enfim, com os estudos e pesquisa feitos em sala de aula na disciplina de Fundamentos de códigos e linguagem, nós acadêmicas de pedagogia tivemos a oportunidade de aprender mais sobre a vida e obras de um dos maiores escritores da literatura brasileira por meio de discussões e dramatização de teatros. E partir dessas apresentações vimos a importância e a influência de trabalhar com crianças obras escritas por Monteiro Lobato, seus livros são escritos com uma leitura de fácil compreensão pelas crianças, podendo trazer a realidade de hoje por meio de personagens lúdicos. As obras de Monteiro Lobado são uma leitura prazerosa, divertida e ao mesmo tempo traz consigo um teor critico no qual nos faz refletir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com