TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filologia em O Nome da Rosa

Por:   •  15/8/2017  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

A Filologia em O Nome da Rosa

O filme O Nome da Rosa (1986), foi/é baseado no livro, do autor italiano Umberto Eco que reproduz um manuscrito de um frade por nome Adso de Melk, que, quando jovem, teria testemunhado os acontecimentos retratados na trama. Grandioso em sua narrativa, o mesmo nos transpõe à Idade Média, dando-nos a possibilidade, o benefício da reflexão frente as mais diversas questões e temas que envolvem o entrecho.

Em O Nome da Rosa a Filologia aparece através do trabalho do filólogo demonstrado na trama, que consiste na reconstituição de um texto, total ou parcial a fim de um esclarecimento frente a algum aspecto relacionado ao mesmo. Dois amigos, Willian de Baskervile acompanhado de seu discípulo: Adso de Melk, investigam mortes que estavam acontecendo em uma abadia, na época da inquisição.

O método de investigação utilizado por Willian, porém, curioso, por sinal, tratava-se da leitura/tradução de textos, pelos quais, eram deixadas mensagens e, que, só mesmo um filólogo poderia realizar tal leitura. Os crimes foram cometidos em razão de uma provável edição do Livro II da Poética de Aristóteles que falava sobre o riso, estritamente proibido, que se mantinha escondido na biblioteca, mas o que de fato estaria matando os religiosos era o veneno que estava contido nas extremidades de algumas páginas do livro. E como era de costume dos leitores, ao lerem os textos, molharem os dedos com a língua para que melhor pudessem folhear as escrituras findavam, sem querer, envenenavam-se, consequentemente morrendo. As páginas estavam envenenadas para que certos livros valiosos não fossem jamais lidos.

O filme nos mostra que a palavra, o texto escrito tinha uma importância imprescindível, pois os monges que escreviam/traduziam as obras detinham o conhecimento em sua biblioteca, e isso impulsiona a ótica em torno da narrativa, e evidenciando a importância do trabalho filológico para que possamos entender como se dá a evolução das línguas através das eras, como se instituíam os costumes e dialetos daquele momento.

A história de terminado fragmento do tempo é datada através dos textos e os filólogos, como mostra o filme, cuidarão minuciosa e cuidadosamente desses textos para nos estabelecer uma linearidade da linha temporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com