TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS

Por:   •  8/12/2017  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

CAMPUS DE LAGO DA PEDRA-MA[pic 1]

CURSO: LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS

DISCIPLINA: ANÁLISE DO DISCURSO

PROFESSOR: ROGÉRIO BATISTA

ACADÊMICOS: ELIAS SILVA NASCIMENTO, MARINA SANTOS PEREIRA

ATIVIDADE

  1. Faça uma análise da ação narrativa do texto de Chico Buarque, A Rita (1980).

A Rita de Chico Buarque traz um percurso de ação que Rita (destinador) propõe um contrato de separação ao Homem (destinatário), o homem que ela havia amado. Seu ex amor aceito o contrato, entretanto de má vontade: “A Rita levou o meu sorriso”. O destinatário tornar-se sujeito ao realiza a ação proposta por Rita (destinador-manipulador). O sujeito sofre bastante por não estar com a sua amada, que levou consigo tudo o que eles tinham. Foi utilizado neste processo de ação o programa narrativo de performance, onde a relação dos dois muda, pois de início estavam juntos e agora não mais, o sujeito está desolado, de tal forma que até o violão está mudo “E além de tudo me deixou mudo um violão”. Dessa forma Rita que é o sujeito transformador fez com que o ator sujeito passasse do estado de disfunção ao de conjunção, conclui-se que Rita conseguiu transformar o estado de disjunção do homem, por meio da solidão, em um estado de conjunção.

  1. Examine os programas de competência e de performance no texto abaixo.

A competência acontece quando o sujeito (Galo Rei) sabe e é capaz de fazer algo. O mesmo sabia o que queria, entretanto tinha medo de fazer.

A performance é quando o sujeito passa de um estado de disjunção para o estado de conjunção, que vem a ocorrer na história quando o Galo Rei (sujeito), decidi fugir. Ao fugir, passa do estado de disjunção, momento quando ele estava preso de certa forma no galinheiro, para um estado de conjunção, no momento de sua libertação, findando seu estado de aflição.

Portando dessa forma os objetivos são desejáveis, o querer fazer é possível quando pode ser feito, conhecidos que é o saber ser.

  1. Analise os percursos de sanção da notícia que segue.

No texto temos três momentos, onde o Sr. Viana e o Bandido ora são destinador, ora são destinatário. No primeiro momento temos Bandido como destinador ao ter invadido sua casa do Sr. Viana que é o destinatário. No segundo momento temos o Sr. Viana como destinador, reagir com tiros, como forma de punição ao bandido já como destinatário, por ter invadido sua casa. No terceiro momento, neste o destinatário que é o bandido que estava do lado de fora atuando como vigia, recebe a punição do destinador que é o Nascimento, pelo mesmo ter fugido do local, sendo então assassinado por isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com