TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas

Por:   •  8/4/2016  •  Dissertação  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Letras - Habilitação: Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas

LUCIANE CRISTINA TORRES BRETAS

educação inclusiva

TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS

[pic 3]

GOVERNADOR VALADARES - MG

2015

LUCIANE CRISTINA TORRES BRETAS

educação inclusiva

TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS

Trabalho apresentado ao Curso Letras - Habilitação: Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociedade Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Seminário da Prática I, Educação a Distância.

Profs. Wilson  Sanches,  Mariana  de  Oliveira,  Regina  Celia  Adamuz,  Rosely Cardoso  Montagnini,  Sandra  C. Malzinoti  Vedoato,  Mari  Clair  Moro Nascimento, Vilze Vidotte Costa.

GOVERNADOR VALADARES - MG

2015

INTRODUÇÃO

Fomentar o conhecimento cultural, promover o convívio social de crianças e adolescentes e incentivar a participação democrática da comunidade escolar, este é o objetivo principal da escola.

Partindo deste princípio, apresentamos ao longo desse trabalho, algumas concepções extraídas do texto: “Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira”.

O objetivo principal do trabalho é conhecer o movimento histórico e          entender a conjuntura atual que envolve os desafios da educação inclusiva no Brasil.


 EDUCAÇÃO INCLUSIVA UM CAMINHO PARA A IGUALDADE

O texto apresenta uma rica abordagem favorecendo a análise do tema proposto, bem como uma clareza nas ideias o que auxilia no entendimento e aumenta o interesse nos estudos.

No texto, a temática “Educação Inclusiva” pode ser visualizada como o núcleo de uma discussão mais ampla, em torno do qual orbitam temas que com ele se relacionam e, apesar de conservarem suas particularidades, apontam para o estudo e o debate sobre a evolução da educação de alunos com necessidades educativas especiais.

É possível observar que o texto de forma clara, porém não superficial, aponta os caminhos da evolução da educação inclusiva sob três dimensões: conhecimento clínico/psicológico, cronologia do sistema legislativo e aspectos práticos envolvendo as escolas regulares.

Assim, na dimensão clínica/psicológica o texto aborda a ruptura com o modelo comportamental/instrumental e a aplicação do construtivismo associado às concepções psicossociais para educação especial.

No que diz respeito à cronologia do sistema legislativo o texto anuncia a forma como as reivindicações sociais se refletiram na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº. 5.692/1971, bem como, as conquistas refletidas na Constituição Federal de 1.988 e na Declaração de Salamanca de 1.994.

Para finalizar o texto apresenta, dentro da dimensão prática, a forma como se deu o ingresso da educação inclusiva na rede regular de ensino, noticiando como ela saiu de um  modelo paralelo ou segregado para um modelo inclusivo.

O modelo inclusivo está centrado na busca pela valorização da diversidade, em detrimento da homogeneidade.

De forma sintetizada pode-se observar o empenho de diversos ramos do conhecimento humano na busca pela constante evolução da educação inclusiva, por acreditarem que ela se constitui no meio mais eficaz para a erradicação da discriminação e do preconceito contra as pessoas com necessidades educativas especiais.


DESENVOLVIMENTO

O texto retrata que as pessoas portadoras de necessidades educativas especiais foram ao longo da história vítimas de preconceito e discriminação, o que prevalece nos dias atuais e tal segregação é responsável por privar essas pessoas do acesso ao convívio social e conhecimento cultural.

Tendo como objetivo o combate à discriminação percebeu-se há alguns anos que o melhor caminho seria a eliminação o quanto antes da segregação e, nesse sentido, a escola regular foi identificada e passou a ser idealizada como o espaço adequado e recomendável para a inserção social dos portadores de necessidade educativas especiais. Assim não portadores passam a entender sobre a existência, convívio e respeito com aqueles que apresentam necessidades especiais.

Existe uma constante luta, no âmbito das escolas regulares, que compreende a capacitação do corpo docente, a eliminação de barreiras arquitetônicas, e principalmente o contínuo desenvolvimento e aplicação prática de métodos de ensino que valorizem a diversidade dos alunos portadores de necessidades educativas especiais e minimizem as diferenças provocadas pelas necessidades especiais.

Contudo, é importante constatar que a inclusão no Brasil vai além do âmbito escolar, pois também deve enfrentar o desafio de abrir novas portas para minimizar as diferenças entre as pessoas.

Pode-se afirmar que a escola é reconhecidamente o espaço que mais promove o convívio social de crianças e adolescentes, principalmente levando-se em conta o isolamento promovido pelas tecnologias modernas.

Historicamente e mais expressivamente a partir da obrigatoriedade do ensino para todos – a escola assumiu o papel de principal (e muitas vezes de primeiro) espaço para inclusão. É nela que os jovens têm a oportunidade de experimentar a convivência com uma diversidade, que na comunidade, é apenas observada por elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com