TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAS-HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LETRAS-HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS

JOSIANE aparecida miranda da silva

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL II-2º SEMESTRE

[pic 3]

Colatina

2015

josiane aparecida miranda da silva

produção textual interdisciplinar individual II-2º semestre

Portfólio apresentado ao Curso Letras-Habilitação: Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para conclusão das  disciplinas Filosofia da Educação e Pensamento

Pedagógico, Organização do Trabalho

Pedagógico, Psicologia da Educação e da

Aprendizagem, Seminário da Prática II.

Prof.Mari Clair Moro, Marlizete C. B. Steinle, Regina Célia Adamuz,

Reinaldo B. Nishikawa.

Colatina

2015                       


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................6

REFERÊNCIAS        8

1 INTRODUÇÃO

Sabendo que as tendências pedagógicas orientam o trabalho cotidiano do professor, que seus conhecimentos estão baseados em um saber científico e prático, em saber especializado, pois caracteriza os conhecimentos necessários para o exercício de uma profissão em diversos períodos da educação brasileira e que representam uma contínua transformação filosófica e política que interfere nas práticas didático- pedagógicas, pretendo neste trabalho apresentar as ideias principais e evidenciar as ações de ensinar, aprender e avaliar em cada uma delas.

2 DESENVOLVIMENTO

As tendências são divididas em dois grandes grupos: no primeiro grupo encontramos as pedagogias liberais, que são classificadas em: Tradicional, Renovada Progressista, Renovada não diretiva e Tecnicista. Já no segundo grupo as tendências progressistas, que são caracterizadas como: Libertadora, Libertária e Histórico- Crítica.

A pedagogia liberal, nos dizeres de Libâneo (1990), sinaliza a finalidade da escola como formadora de alunos aptos a exercerem seu papel social, destacando sua finalidade em produzir os saberes acumulados de geração em geração, enfatizando um ensino não crítico.

A tendência Liberal Tradicional coloca o aluno diante do conhecimento acumulado pela humanidade. Essa pedagogia ainda está presente em nossas escolas.

O ensino está centrado no professor, que tem autoridade máxima na sala de aula, os conteúdos são conhecimentos acumulados de geração em geração, não relacionados com a realidade dos alunos.

Nesta tendência o que predomina é a exposição oral dos conteúdos, as matérias de estudo visam preparar o aluno para a vida.

Na relação professor-aluno prevalece a autoridade do professor e a passividade do aluno, a disciplina é imposta como um meio para assegurar a atenção e o silêncio. O professor transmite o conteúdo como uma verdade absoluta e não valoriza os conhecimentos prévios dos alunos.

A avaliação implica a reprodução fiel ao conteúdo desenvolvido em sala, evidenciando o exame oral. O esforço geralmente é negativo e, consiste em punição, notas baixas, a reprovação é necessária.

A tendência Liberal Renovada tem como parâmetro o desenvolvimento das aptidões individuais. O indivíduo é considerado o centro de todo processo de ensino e aprendizagem, pois este constrói o conhecimento de maneira ativa.

O aluno é considerado como um ser que constrói e reconstrói sua própria história e sua identidade pessoal e social, os alunos são sujeitos ativos, onde a aprendizagem recai sobre seus interesses e necessidades.

A característica principal dessa tendência é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais. Na escola renovada, defende-se a ideia de aprender fazendo. Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem.

A pedagogia liberal renovada não diretiva propõe um ensino com base na autonomia do aluno em aprender, onde o centro do processo encontra-se no aluno, e o professor é visto como facilitador, aprender consiste em um processo de modificar percepções, dando ênfase a relação pedagógica e um clima favorável de desenvolvimento. Defende-se a auto avaliação, onde o aluno deve assumir responsabilidades e o professor avalia-lo tendo como parâmetro os objetivos a serem atingidos.

O aluno é sempre respeitado e considerado capaz de governar suas ações rumo à aprendizagem, o professor cria as condições de atuação do aluno e deve ser especialista em relações humanas e despertar confiança e respeito pelo aluno. Valoriza-se a auto avaliação do aluno como parte da aprendizagem, da autocrítica e da responsabilidade.

A educação deve facilitar a aprendizagem do aluno como objetivo de liberar a sua capacidade de autoaprendizagem de forma que seja possível seu desenvolvimento tanto intelectual quanto emocional.

A tendência liberal tecnicista tem como parâmetro o aperfeiçoamento das competências e habilidades do indivíduo em prol da ordem social vigente para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais. Sua meta consiste em formar alunos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas e rápidas.

A escola tecnicista vê o aluno como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações. O ensino é baseado na competência, sendo a avaliação diretamente ligada aos objetivos propostos. A avaliação consiste na verificação do que o aluno aprendeu face aos objetivos propostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com