TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA ARTE E O TRABALHO COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DA SENSIBILIDADE DA INFÂNCIA

Resenha: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA ARTE E O TRABALHO COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DA SENSIBILIDADE DA INFÂNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

A escola deve ir além das vivências artísticas com as quais está acostumada, devendo ajudar a criança a conhecer outras épocas históricas, outras culturas, outras formas de expressão, cabendo ao professor fazer com que a criança compreenda o mundo em que está inserida, situando-a em diferentes contextos socioculturais.

Acreditamos, que para a linguagem da arte venha se fazer presente na educação infantil, é necessário ligá-la ao lúdico, ao jogo, ao brincar, ao criar, ao imaginar, ao perceber, possibilitando à criança, não somente o conhecimento cognitivo, mas principalmente do sensível. Um elemento importantíssimo na construção do imaginário infantil é o fato de o professor não se impor ao processo de criação da criança, devendo esta se libertar ao máximo dos estereótipos que tanto as influenciam e permitir que estas possam inventar descobrir e sonhar livremente, colocando no papel, as ideias que estão em seu pensamento, dando asas à sua imaginação.

A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DO TRABALHO COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DA SENSIBILIDADE INFANTIL.

A Educação Artística e extremamente importante para o desenvolvimento global do ser humano, devendo ser trabalhada, com liberdade e seriedade desde cedo. Fazer Arte é uma das mais ricas formas de expressão dos nossos sentimentos. Auxilia, por exemplo, na facilidade da expressão escrita, uma vez que esta requer muita imaginação. Falando-se em imaginação, fala-se na capacidade de lidar com situações difíceis, de improvisar e muito mais.

Aprender a apreciar uma obra de Arte desenvolve a sensibilidade. Estudar a História da Arte, além de complementar o ensino da História Tradicional, faz-nos entender com maior profundidade a evolução humana.

É importante que a criança construa uma relação de autoconfiança, com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas. A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo peculiar de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender Arte envolve basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve também, conhecer, apreciar e refletir sobre as normas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.

A educação em Arte, também propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana, o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e pelas diferentes culturas.

A Escola deve sensibilizar pais e alunos na compreensão da importância da Educação Artística, para que esta deixe de ser apenas uma aula de “desenho livre” e atinja objetivos mais nobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com