TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.

Trabalho Universitário: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.

NATAL

2014

LEANDRO FERNANDES DA COSTA LIMA

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.

Trabalho apresentado ao Curso (EDUCAÇÃO FISICA) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Organização do Trabalho Pedagógico, Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Prática:formação Docente II.

Prof. Marizete Cristina Bonafini Steinle, Vilze Vidotte Costa, Regina Celia Adamuz, Reinaldo Benedito Nishikawa.

NATAL

2014

Introdução

O estudo do planejamento e gestão educacional, e de modo particular a sua aplicação, são de enorme importância, ao mesmo tempo que se apresentam como um grande desafio aos gestores escolares. Importância porque quando implementado de acordo com a realidade e as necessidades da instituição escola, uma gestão eficaz pode fazer a diferença, utilizando-se de métodos e técnicas adequadas e compatíveis aos seus fins e objetivos. A articulação entre o projeto político-pedagógico, o acompanhamento das ações, a avaliação e utilização dos resultados, com a participação e envolvimento das pessoas, o coletivo da escola, pode levá-la a ser eficiente e eficaz. Desafiante porque, administrar de forma racional, sem se utilizar dos princípios da administração,e que exige de todos os seus atores uma relação dialética, uso de técnicas e habilidades humanas eficazes e adequadas aos objetivos a que se propõe a escola.

Desenvolvimento

O projeto político-pedagógico mostra a visão macro do que a instituição escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. Portanto, o projeto político-pedagógica faz parte do planejamento e da gestão escolar. A questão principal do planejamento é expressar a capacidade de se transferir o planejado para a ação. Assim sendo, compete ao projeto político-pedagógico a operacionalização do planejamento escolar, em um movimento constante de reflexão ação-reflexão.

A importância do projeto político-pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com conseqüente compromisso coletivo.Ao se construir o projeto político-pedagógico, é fundamental que se tenha em mente a realidade que circunda a escola; realidade que se expressa no contexto macro da sociedade: econômico, político e social; e aquela que se verifica ao entorno da escola. A realidade macro da sociedade, certamente, afeta a vida da escola, assim como também a afeta a sua realidade interna específica, o seu funcionamento,possibilidades e limites.

Não levar em consideração os aspectos sociais que envolvem a escola no planejamento educacional, mesmo em nível micro, pode fazer com que o planejamento falhe em seus resultados.A escola, portanto, é uma instituição social que se diferencia de uma organização, mas que tem uma especificidade organizativa, uma cultura que devem ser levadas em consideração em um processo de gestão. Sendo assim, a escola não pode prescindir da administração, entendida como atividade natural humana para alcançar certos fins e objetivos e que se utiliza de forma racional de recursos materiais e humanos. A questão que se coloca é como administrar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com