TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DO GESTOR: UM OLHAR SOBRE A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Dissertações: PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DO GESTOR: UM OLHAR SOBRE A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 12

O presente artigo pretende evidenciar a importância do gestor na consecução do projeto político-pedagógico no que tange à organização escolar. O estudo de campo foi desenvolvido em uma Escola Municipal de Manaus, localizada na zona norte. O objetivo da pesquisa foi analisar o papel do gestor nos processos de gestão pedagógica e na organização escolar como um todo. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos específicos, porém integrados; inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema e, em seguida, foi desenvolvida a pesquisa de campo através de questionários fechados com uma amostragem de 10 educadores. Verificou-se que, apesar da gestão democrática recomendar a participação de toda a comunidade educativa na proposição e implementação do projeto político-pedagógico, na prática, os pais e outros comunitários não têm participação efetiva neste processo. Através do projeto político-pedagógico possibilita o envolvimento de todos os integrantes da escola e o processo de tomada de decisões no funcionamento da organização escolar. Ao final, abordam-se algumas considerações tomadas com a base nos resultados obtidos, apontam-se possíveis encaminhamentos do projeto político-pedagógico que visa favorecer a real melhoria da escola e também a autonomia e o projeto político-pedagógico são processos indissociáveis, porque promove a competência do grupo. O estudo teve como base teórica aos estudos de Jose Carlos Libâneo (2001); Ilma Passos Veiga a (org.) (2004); Dora Vianna Manata (2004) e Moacir Alves Carneiro (1998).

Palavras-Chave: Gestão. Democrático. Organização. Projeto Político-Pedagógico. Planejamento.

1 Introdução

O planejamento possibilita ao grupo articular-se com os objetivos pedagógicos para que sejam alcançados; as decisões a serem tomadas; as atividades pedagógicas; controle e avaliação a serem desenvolvidas, com a finalidade de minimizar os problemas que ocorre na escola.

Através dos planos organizados o grupo de profissionais poderá desenvolver melhor suas competências e habilidades e mudar as estratégicas para contribuir para uma nova organização, além de melhorar o ensino aprendizado dos sujeitos envolvidos.

É muito importante ressaltar que a organização escolar deve estar alicerçada em valores e responsabilidade social, ética e principalmente na cidadania.

A organização e o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas são muito importantes pelo que de fato de que criam-se as condições necessárias ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Através do planejamento participativo é possível constituírem-se cenários sobre os quais vão ser delineadas as competências e as habilidades a serem asseguradas aos alunos nos diferentes componentes curriculares.

A produção de mudanças de uma organização social como a escola, implica não apenas mudar a ação individual, mas também que essas ações individuais se articulem entre si, num quadro de interdependência de todos os envolvidos no processo educativo. Trata-se de mudar os processos de interação social dentro da escola. No caso específico dos professores, significa substituir uma cultura fortemente individualista e insular por uma cultura baseada na colaboração e no trabalho de equipe.

A gestão estratégica é, assim, apesar da dificuldade de encontrar uma definição universalmente aceita, um processo global que visa à eficácia, integrando o planejamento estratégico a outros sistemas de gestão, responsabilizando ao mesmo tempo todos os gestores de linha pelo desenvolvimento e implementação estratégica que é um processo contínuo de decisão que determina o desempenho da organização, tendo em conta as oportunidades e ameaças com que esta se confronta no seu próprio ambiente, mas também as forças e fraquezas da própria organização.

É importante ressaltar que o fato de uma escola ter um projeto político-pedagógico e, portanto, vivenciar em processo de planejamento, não garante uma transformação da escola. A vantagem de ter opções assumidas e conscientes, então o planejamento nos dá e um mapeamento dessas influências, permitindo à escola organizar ações que minimizam a ação delas. O próprio processo de planejamento participativo cria uma dinâmica na escola que permite questionar pressupostos, explicitar concepções e comprometer o grupo.

A organização e o desenvolvimento planejados das atividades didático-pedagógicas é muito importante, pois criam as condições necessárias mais eficientes e eficazes no processo ensino aprendizagem. Através dos planos constituem-se os cenários sobre os quais vão ser delineadas as competências e as habilidades a serem asseguradas aos alunos, diferentes disciplinas.

No planejamento trabalha-se principalmente a separação da relação de mecanização do conhecimento que será substituído pelo raciocínio lógico, para que todos os atores da educação possam participar racionalmente da sociedade dentro da qual a escola está inserida.

Neste sentido, o gestor estratégico ultrapassa o papel do mero planejador profissional, tornando-se o conselheiro e mediador das decisões em todos os níveis da organização com os seguintes objetivos: identificação dos projetos pedagógicos, o desenvolvimento estratégico da organização escolar e as discussões das perspectivas do gestor no projeto político – pedagógico.

Planejamento e a organização escolar

O planejamento na organização escolar é um esforço coletivo da escola como um todo, revendo e resignificando o ato de ensinar e de aprender em geral. Para que haja um planejamento eficaz é necessário que haja várias estratégicas para que as mudanças sejam alcançadas, dentre as quais podemos citar: ambições estratégicas, finalidades, objetivos, diagnóstico, opções estratégicas, decisões estratégicas, implantação organizacional e controle. A estratégica é um posicionamento das forças, das ações, que pressupõe um compromisso com a produção de um futuro com o qual a organização deve lidar; tem a ver com os valores que se pretendem para a organização.

O papel do gestor na organização é fundamental, pois é um guardião responsável por repassar informações, dirigir o que fazer na escola, de acordo com as normas propostas pelo sistema de ensino, cumprimento pleno dessas obrigações, de modo a garantir que a escola não fuja ao estabelecido em hierarquia superior além de ser dinâmico, mobilizador, articulador da diversidade para dar-lhe consistência e em promover transformações de relações de poder, das práticas e da organização escolar.

Na organização escolar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com