TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão pela Educação: Gênero, Etnia e Juventude

Por:   •  7/3/2018  •  Artigo  •  3.030 Palavras (13 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 13

AEBRA - AGÊNCIA DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA

MESTRADO EM CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO 2017

  1. DORACI MAGNO DA SILVA
  2. MALVINEIDE DE MIRANDA FREITAS

Inclusão pela Educação: Gênero, Etnia e Juventude.

RESUMO

Vivenciamos no Brasil e mundialmente, um momento em que se fala muito sobre inclusão escolar dos alunos com diversificas necessidades especiais, e percebe-se que à realidade é outra perante a sociedade. A legislação é clara, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, sem questionar a sua necessidade as suas necessidades educacionais ou diferenças. Não basta acolher esses alunos, mas sim que o aluno com necessidade, seja ela qual for, que ele tenha condições afetivas na sua aprendizagem e nas suas potencialidades. Sendo assim, esse presente estudo busca discutir sobre o processo de inclusão enfocando os filmes: Forrest Grump – O Contador de História, que nos refletir sobre a vida e o mundo em que vivemos; Filhos do Silêncio, que aborda com muita delicadeza o tema deficiência auditiva; A Cor do Paraiso, que relata a vida de menino com deficiência visual; Gritos e Sussuros, que conta a história de uma mulher gravemente doente, e precisa de cuidados constante; Experimentando a Vida, aborda a história de uma jovem autista. Cabe aqui, provocar algumas reflexões, sobre esse tema para uma prática menos preconceituosa, e  o conto do patinho feio.

 Palavras-Chave: Inclusão escolar. Ensino. Deficiência e habilidade.

RESUMEN

Vivimos en Brasil y mundialmente, un momento en que se habla mucho sobre inclusión escolar de los alumnos con diversas necesidad especiales, y se percibe que a la realidad es otra ante la sociedad. La legislación es clara, en cuanto a la obligatoriedad en acoger y matricular a todos los alumnos, sin cuestionar su necesidad de sus necesidad educativas o diferencias. No basta con acoger a esos alumnos, sino que el alumno con necesidad, sea cual sea, que tenga condiciones afectivas en su aprendizaje y en sus potencialidad. Siendo así, ese presente estudio busca discutir sobre el proceso de inclusión enfocando las películas: Forrest Grump - El Contador de Historia, que nos reflexione sobre la vida y el mundo en que vivimos; Hijos del Silencio, que aborda con mucha delicadeza el tema deficiencia auditiva; El color del Paraiso, que relata la vida de niño con deficiencia visual; Gritos y Sussuros, que cuenta la historia de una mujer gravemente enferma, y ​​necesita cuidados constantes; Experimentando la Vida, aborda la historia de una joven autista. Cabe aquí, provocar algunas reflexiones, sobre ese tema para una práctica menos preconcebida.

 Palabras-clave: Inclusión escolar. Enseñanza. Deficiencia y habilidad.

  1. INTRODUÇÃO

        Este presente artigo pretende provocar uma reflexão sobre a inclusão pela educação, com o objetivo de construção de sujeitos sociais críticos, pois a inclusão é um movimento mundial de lutas por pessoas com deficiências, sexualidades e etnias, que lutam na busca dos seus direitos e o seu lugar na sociedade. Partindo dessa afirmativa, é possível ter uma noção de como é valorizada à percepção visual de um ser humano e suas escolhas perante a sociedade. Percebe-se que diante das deficiências e as suas escolhas o ser humano irá captar diversificados estímulos ao seu redor e também será classificado por categoria, forma, dimensão, tamanho e cor.

Eis então a pergunta. O que é inclusão? Pois cada pessoa tem o seu entendimento e com significados diferentes. Essa é a temática dos filmes como: “Filhos do Silêncio”, que relata a história da deficiência auditiva com muita delicadeza a jovem Sarah que é surda e foi sexualmente abusada pelos amigos de sua irmã. “Forrest Grump – O Contador de História”, um homem com o QI de 75, o que é considerado uma pessoa abaixo da média. “A Cor do Paraíso”, conta a história de um garoto chamado Mohammad, que vivia em um colégio interno específico para cegos, em uma cidade distante do vilarejo onde morava a sua família. “Gritos e Sussuros, o filme relata sobre quatro mulheres que viviam em uma casa, e uma está gravemente doente, necessitando de cuidados constantes. “Experimentando a vida”, relata a vida de Molly, que é uma adolescente autista, que sempre esta no hospital, e sua vida virou do avesso, após submeter a um tratamento altamente experimental. “O Conto do Patinho Feio”, conta que de uma pata nasceram todos os patinhos, porém um deles era diferente dos outros, e os seus irmãos o denominaram de patinho feio.

A inclusão no âmbito geral de diversas deficiências, no contexto escolar, continua sendo um desafio em pleno século XXI.         

2. OS DESFIOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO

Percebe-se que educação especial foi marcada pela segregação da exclusão. No início as pessoas com deficiência, na maioria das vezes eram ignoradas, abandonadas, esquecidas e até mesmo eliminadas. Pois eram vistas como pessoas que não tinham habilidades ou rotuladas como seres incapazes, diante de suas limitações.

Podemos afirmar com base no filme Filhos do Silêncio que menciona o tema deficência auditiva de Sarh que menciona o tema deficiência auditiva de Sarah, que é surda e foi abusada sexualmente pelos amigos de sua irmã. Nesse contexto cabe uma reflexão sobre o acontecido. Será que a irmã facilitou tal acontecimento, por presumir que a pessoas surdas, não são eficiente? Então poderia sim, ser usada por outras pessoas. Será que uma irmã é capaz de tamanha crueldade?

Sendo assim, podemos evidenciar que a violência começa na própria família. Então o inimigo está debaixo do próprio teto e com pessoas em que devíamos confiar.

Com base no acontecido, mencionamos não só o abuso, mas a rejeição da família, que transmite para ela a incapacidade de aprender.

Diante desse conflito, Sarah conhece o professor James que é especialista no trabalho com pessoas com deficiência auditiva. Sarah dificulta não só o relacionamento dos dois como em aceitar a sua ajuda e se fecha no mundo da insegurança e do medo.

O filme nos faz refletir sobre o preconceito e a exclusão com as pessoas que têm uma deficiência. A maioria das pessoas com perda auditiva pode ser ajudada com uma prótese, cirurgia ou um tratamento médico.

Ao longo da história da inclusão, grandes conquistas foram obtidas nesse contexto, com um predomínio de um olhar diferenciado em relação a esses sujeitos, e a prática com as pessoas com deficiência passou da rejeição para a proteção.

Hoje com as conquistas diante das árduas lutas, o ser humano com deficiência tem o seu reconhecimento do valor como pessoa humana, e dos seus direitos, onde eles já têm o direito de ter uma educação de inclusão dentro da perspectiva da educação especial, porém dentro dessa afirmação, esse contexto precisa ser ampliado no âmbito de uma educação especial. Neste caso a família deve estar inserida como aquela realmente acredita no potencial do membro familiar com qualquer deficiência que seja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (753.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com