TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIRA ULTRARROMÂNTICA DE ÁLVARES DE AZEVEDO

Por:   •  2/5/2018  •  Ensaio  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

A LIRA ULTRARROMÂNTICA DE ÁLVARES DE AZEVEDO

Paulo Narley Pereira Cardoso (UFPI)

Pretende-se neste ensaio, analisar as características ultrarromânticas presentes na escrita do autor brasileiro Álvares de Azevedo. Toma-se como corpus para as análises, seis poemas retirados das obras “Lira dos Vintes Anos” e “Antologia de Poesia Brasileira”. Primeiramente, faz-se um breve percurso pela vida do autor e o momento em que sua produção literária está encaixada. Logo depois, parte-se para as análises propostas. E por fim, apresenta-se as conclusões.

Manuel Antônio Álvares de Azevedo é natural de São Paulo. Nasceu próximo ao Largo de São Francisco no ano de 1831. Foi bacharel em Letras, matriculando-se depois para o curso de Direito, em São Paulo. Sua produção literária foi fortemente influenciada por Lord Byron. No ano de 1852, morre depois de uma operação mal sucedida e após a sua morte, foi publicada a obra “Lira dos Vinte Anos”.

Conhecida como a geração do mal-do-século, a segunda geração do Romantismo brasileiro se caracteriza pela presença marcante do subjetivismo. Seus principais temas são: amor, morte, dúvida, ironia, tédio diante da vida. Há aqui um sentimentalismo exacerbado. Na poesia, as características mais marcantes são: o egocentrismo, pessimismo, o desejo de fuga, desilusão, erotismo, pessimismo etc.

 “Lembrança de Morrer”

Alvares de Azevedo, poeta moribundo de “Lira dos Vinte Anos” faz com que o eu-lírico ria da própria desgraça ironizando o fato de ser mortal. Tanto o poeta, como o poema “Lembrança de Morrer” falam de morte. Neste poema, a temática de morte por amor é presente, contemplada pela euforia do eu-lírico em ir para o inferno, pois lá há mulheres mais bonitas, este fato pode ser percebido na oitava estrofe, nos versos um, dois e três. Durante todo o poema o eu-lírico deseja a morte como forma de ficar mais feliz e não se magoar mais. Estruturalmente, o poema possui dez estrofes de quatro versos cada, com rimas ritmadas.

“Soneto”

Continuando a analise dos sonetos de Alvares de Azevedo, na obra “Poesias Diversas”, o primeiro soneto, na primeira estrofe, logo no primeiro verso o eu-lírico demonstra as imperfeições próprias do mal do século. Ainda na primeira estrofe o autor quer romper com suas lembranças do passado, como forma de esquecer.

No terceiro e quarto versos da segunda estrofe, fala da idealização do amor, quando o eu-lírico fala da mãe e irmã e o acalento das duas.

Na terceira estrofe a presença onipresente da morte é algo constante, assim como na quarta estrofe a solidão e o desapego são marcados.

“Se Eu Morrer Amanhã”

Neste soneto, Álvares de Azevedo demonstra às ânsias, as dúvidas, as dores que a morte trás. No fundo de todas as estrofes encontramos a inconstância e a ansiedade em relação ao amanhã.

No primeiro verso da primeira estrofe, o autor retrata a possível reação dos familiares frente ao seu corpo petrio. Já na segunda estrofe, o poeta retrata as proezas e glórias que a sua morte tiraria dele. Admirações quanto a externalidade, com suas belezas e encantos de um amor que nunca sentira estão presentes na terceira estrofe. O autor finda o poema esclarecendo que a provável morte num certo amanhã, devoraria todas essas dúvidas e acalmaria todos esses medos.

“Soneto”

Neste soneto há a predominância de características, em todos os aspectos, da segunda fase do Romantismo. A morte é um desejo presente e recorrente do eu-lírico como forma de fugir das suas idealizações, o receio de amor e a mulher desejada.

Quanto à rima e o ritmo, a estrutura é regular, sendo os versos decassílabos. Os versos apresentam grande regularidade.

Quanto à análise temática e semântica, este soneto se inicia com a descrição, no primeiro verso da primeira estrofe, da mulher amada como pálida, branca e iluminada por uma lâmpada e dormindo reclinada sobre flores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com