TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura literária e o desenvolvimento humano

Por:   •  9/4/2017  •  Artigo  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

A leitura literária e o desenvolvimento humano

Abordaremos nesse trabalho a contribuição da leitura para o desenvolvimento humano, seguindo a afirmação do estudioso Antônio Cândido que diz que a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Mas antes apontar suas contribuições, achamos de devida importância questionar sobre outros aspectos: O que é ser ler? O que é ser um leitor?

O verbo ler vem do latim legere que significa conhecer, interpretar por meio da leitura. E segundo o doutor Gabriel Perissé a leitura acontece como um jogo de tetris: cada texto construído se dissolve aos poucos diante do leitor, para dar espaço a novas linhas que serão criadas. Ler é unir o que está disperso: letra com letra, palavra com palavra, parágrafo com parágrafo, capítulo com capítulo, livro com livro (PERISSÉ, 2003).

Visto que ler é a interpretação de códigos, sua união e a criação de sentidos, o que é necessário para ser um leitor? O que é ser um leitor?

Para tornar-se leitor, segundo Maria (2002):

Para que alguém se torne leitor parece necessário que haja uma experiência de

prazer do texto: que em algum momento da vida um certo texto corresponda a uma

necessidade ou carência, a uma busca ou desejo, que produza o encontro entre a

fome e o alimento, que o leitor traga anseios ( ou que descubra, quando nem mesmo sabia existir) e que o texto contenha a resposta. Uma pessoa que começa a ler, que se dedica à leitura dos primeiros livros de sua vida, não tem consciência dessa carência, pode mesmo não ter carência alguma, mas o curioso é que, quando

começa a dialogar, com os textos, a curiosidade, que parecia não existir, aparece; as

indagações que se quedavam silenciosas ganham voz; o olhar se amplia abraçando

um universo cada vez maior e instaurando uma fome para sempre insatisfeita, um

desejo de conquistar sempre maior amplitude, ultrapassar limites. Um desejo de

conhecimento, uma fome de saber.

Desse modo, associamos a leitura com prazer, pois ler nesse caso não seria uma imposição e sim uma decisão do individuo.

A leitura literária envolve vários aspectos humanos, o lado afetivo, cognitivo, intelectual. Através dela, o homem transpõe barreiras do tempo, espaço, culturas, sociais e vive uma nova realidade, ele interage com o que foi proposto pelo autor. Ao transpor a barreira do tempo e espaço, o leitor submerge na obra, ele faz parte dela e nela existe uma inter-relação do autor com o leitor, pois o leitor vive, ele é o personagem não descrito pelo autor.

Ler uma obra literária proporciona ao homem uma interação, produção de sentidos, conhecimentos e formulação de novos pensamentos, juízos, valores, emoções e a visão do mundo desde outra perspectiva.

Sendo assim, podemos concluir que a leitura de textos literários contribui em vários aspectos do desenvolvimento humano, pois ao ler questionamos os personagens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com