TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

                      TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

_Magna Ariany______ RA_1517321________

_Carlos André_______ RA_1507767________

                                        POLO

                              União Dos Palmares ─ AL

                                              2015

                     Em que a leitura de um texto literário contribui

                                Para o desenvolvimento humano

O que nos torna diferentes dos animais é a capacidade de raciocinar, mas é necessário que o homem possua o mínimo de conhecimento para o seu senso crítico. E isso pode  ser adquirido de diversas formas, entre elas através de textos escritos, que nos fornecem tempo e espaço para o conhecimento de momentos históricos.

Com a tecnologia conseguimos ter mais acesso as informações através de vários recursos, entre eles a internet. Entretanto, para absorver uma informação é preciso se ter uma visão de mundo, e mudar nossas atitudes em relação a ela.

A literatura “desenvolve a humanidade, nos tornando mais compreensivos diante da sociedade, a natureza, o semelhante”. Para a literatura ser transformadora, é preciso ter a reflexão e a instigação para o leitor interagir com o texto e ser co-autor para poder reconstruir.

Segundo Antônio Candido, as obras literárias atuam sobre o homem por  três fases, sendo elas: suas construções, formas de se expressar e de conhecimentos, permitindo assim o homem de se das palavras organizadas, melhorando seus sentimentos, sua mente e sua visão de mundo.

A literatura é fundamental para a formação humana, nos possibilitando através de suas obras a liberdade do leitor de fazer o próprio juízo dos fatos apresentados, fazendo com que ela molde nossa personalidade e sentimentos, fazendo com que assim nos humanize.

Nós precisamos da literatura em nossas vidas e em nosso meio sociocultural, é um direito que todos devemos ter acesso, e tê-los em nosso alcance, sem nenhuma restrição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com