TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Brasileira

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

ACADÊMICO

Gabriel Rangel Porto Pinto

R.A

1725454-5

DISCIPLINA

 Literatura Brasileira

Curso

Letras

MAPA – Material de Avaliação Prática de Aprendizagem

A crônica de Lima Barreto faz uma crítica ao cenário socioeconômico na cidade do Rio de Janeiro, descrevendo com detalhes como é a vida dos seus moradores. Através do protagonista, o autor representa a marginalização de um grupo de pessoas em uma cidade que onde a segregação social se faz quase uma norma. Quando cita-se como uma quase normatização a imposição de tal divisão entre as classes, falamos das políticas públicas adotadas pela União e pelo Município, que conduzem o proletariado a uma condição de sobrevivência, principalmente pela dificuldade de obter moradia, pilar básico para uma vida de qualidade.

Quando o autor cita a política fiscal da União e medidas como a demolição de moradias, podemos entender que a narrativa que desenrolava-se até ali culminava no eixo central da crítica: O Estado não apenas se eximia de sua responsabilidade de prover o bem estar social de seu povo, mas assumia a função de agir de forma oposta. Não há ausência estatal na crítica de Barreto, mas sua presença de forma excludente e opressora.

Deste modo, e entendendo a ironia empregada por Barreto na conclusão de sua crônica, devemos encará-la como uma ferramenta de mudança social. Esta obra literária, que marca um tempo e é lembrada pelo seu caráter social e econômico é de suma importância para humanidade por contruibuir para sua conscientização e sensibilização. Ou seja, despertando com a suavidade da arte o senso de análise crítico necessário ao cidadão para a construção de uma nação desenvolvida e feliz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com