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A Língua de Eulália

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

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A mudança é contínua

  • A primeira característica é que a mudança se dá em todas as línguas. É próprio de todas elas passar por transformações no correr do tempo, mutabilidade que se dá de forma contínua, ininterrupta.
  • Cada estado de língua, definível no presente ou em qualquer ponto do passado, é sempre resultado de um longo e contínuo processo histórico.
  • Uma língua só deixa de mudar quando deixa de ser falada, quando desaparece como língua de comunicação.

A mudança é lenta e gradual

  • A mudança é lenta e gradual, nunca se dá abruptamente,. do dia para a noite. A mudança de uma língua para outra, ou de um estágio de língua para outro, nunca ocorre de forma global e integral: as mudanças vão ocorrendo gradativamente, isto é, vão atingindo partes da língua e não seu conjunto. A gradualidade do processo se evidencia ainda pelo fato de que a substituição de uma forma x por outra y  passa sempre por fases intermediárias. Há o momento (quase sempre longo) em que duas formas (x e y) coexistem como variantes; depois há o momento (também normalmente longo) da luta entre x e y seguida do desaparecimento de x e da implantação hegemônica de y.
  • Daí dizer-se que, em lingüística histórica, a mudança não é discreta (não ocorre de maneira imperceptível), apesar de ser lenta.

A mudança é (relativamente) regular

  • Outro aspecto é a regularidade da mudança. Isso quer dizer que, dadas as mesmas condições (isto é, no mesmo contexto lingüístico, no mesmo período de tempo e na mesma língua), um elemento – quando em processo de mudança – é, progressiva e normalmente, alcançado em todas as suas ocorrências.
  • A regularidade nos permite estabelecer correspondências sistemáticas entre duas ou mais línguas ou entre dois ou mais estágios de uma mesma língua.
  • Foram justamente essas correspondências sistemáticas que permitiram o surgimento do chamado método comparativo.

Leis fonéticas e analogia

  • No final do século XIX, os lingüistas (neogramáticos) formularam uma teoria na qual se assumiu que as mudanças tinham um caráter de absoluta regularidade e, portanto, deveriam ser entendidas como leis que não admitiam exceções (as chamadas leis fonéticas) As aparentes exceções eram atribuídas ao processo denominado de analogia, pelo qual elementos irregulares de uma língua tenderia, a ser regularizados por força de paradigmas estruturais hegemônicos.

Relativização da  regularidade

  • A regularidade é relativizada  pelo modo não-uniforme como se dá a difusão de uma mudança, tanto no interior da língua (a mudança nunca alcança instantaneamente todas as palavras que contêm o elemento sob mutação), quanto entre os diversos grupos de falantes (a mudança também nunca alcança instantaneamente todo o espaço geográfico e/ou social em que a língua é falada).
  • Nessa nova perspectiva, as chamadas leis fonéticas tiveram que ser reinterpretadas

Encaixamento estrutural e social

  • Duas lições importantes em lingüística histórica:
  • Não devemos estudar os fenômenos isoladamente: é preciso abordá-los no conjunto de outros fatos da história da língua, e até mesmo da história da subfamília ou da família a que ela pertence. Esse tratamento sistêmico dos fenômenos de mudança é chamado, pela teoria da variação (sociolingüística) de encaixamento estrutural.
  • Importa apresentar não só o encaixamento estrutural, mas também o encaixamento social, isto é as relações entre o fenômeno de mudança e a estrutura sociolingüística da comunidade de falantes.

História interna e história externa

  • História interna: conjunto de mudanças ocorridas na organização estrutural da língua no eixo do tempo e, por externa, a história da língua no contexto da história social, política, econômica e cultural da sociedade com a qual está relacionada.

FARACO, Carlos Alberto. Características da mudança. In: _____. Lingüística histórica

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