TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metamorfose

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

A metamorfose

Teresina, 04 de Agosto de 2014.

A Metamorfose de Kafka

Antes de adentrarmos na obra citarei uma sinopse do livro a Metamorfose “A novela publicada em 1915 é uma narrativa fantástica em que o personagem central, Gregor Samsa, ao despertar certa manha, “depois de um sono intranquilo, achou-se em sua cama convertido em um monstruoso inseto”“. Depois desse começo abrupto, a história se desenvolve em torno das mudanças de comportamento que Gregor observa em si e na sua família. “(Fonte Edição de Bolso da Saraiva)”.

A narrativa do texto ocorre de forma surreal, Kafka utiliza-se desse contexto surreal para explorar a solidão, os sentimentos de exclusão, as crises do homem contemporâneo e as condições das relações humanas.

O desenrolar da narrativa se passa pela ótica do Realismo Fantástico, ou seja, a história parte de um ponto real tudo que acontece em volta tem um lado verossímil e é fantástico pelo acontecimento sobrenatural que o personagem sofre, ele se metamorfoseia em um inseto no início há a estranheza, a hesitação diante daquele acontecimento, porém logo essa estranheza se torna natural o que reafirma a presença do fantástico na obra. O espaço em que ocorre a narrativa é um ambiente criado pelo homem que é o apartamento de Samsa, mas especificamente no seu quarto o que lhe da à característica de micro espaço dentro da narrativa.

Kafka se utiliza da metáfora para fazer duras críticas à instituição familiar, apesar de a metamorfose não ser autobiográfica é aceitável vê pela ótica que envolve a vida do autor, pois ele é filho abastardo de um comerciante judeu e cresceu sob três culturas: a judia, a tcheca e a alemã.

O texto irá revelar as transformações, mudanças do homem perante as condições de relação humana e essa relação serão relatadas através da família, Samsa é quem mantinha a família (pai, mãe e a irmã) enquanto ele tem algum significado, valor é tratado bem pela família, mas logo que ele se torna um estorvo pra família se vê excluído rejeitado, revelando para o leitor a condição que ele se encontrava, ou seja, de objeto lucrativo ou simplesmente como um cartão de crédito com limite e a partir do momento que esse limite acaba, ele perde o seu valor perante a uma sociedade capitalista, ditando assim o valor do homem perante essa sociedade. Gregor se vê isolado no seu quarto escuro, abafado, úmido e mal cheiroso devido à sujeira e as putrefações dos restos de frutas esquecidas e é no corpo de inseto que ele percebe todas essas mudanças, a submissão do homem capitalista, a noção de valor do ser humano, percebe que nunca foi livre como pensava, que apenas fazia parte de um sistema sorrateiro e destruidor e que talvez a metamorfose tenha lhe dado o direito novamente de ser livre.

Olhando agora por outra perspectiva de que Gregor não seria vítima e sim o vilão, pois ele pode ter se utilizado dessa metamorfose para fugir da imposição da família, da qual dependia dele pra tudo, essa transformação o libertaria da pressão político-social, e do modo de condicionamento como ele era visto perante a sociedade, afinal Samsa encontrava-se em um labirinto onde a condição humana não tinha nenhum valor moral apenas valor material, uma máquina da qual só tem valor em quanto está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com