TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Científica Atividade Avaliativa

Por:   •  20/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da Componente Curricular

Metodologia Científica

Nome do/da Docente

Terezinha da Conceição Costa-Hübes

Nome do/da Discente

Décio Soares de Souza

Número do Registro Acadêmico (RA)

175433

Nome do Polo

Polo Bambuí (MG)

Nome da Cidade em que reside

São Paulo (SP)

Nome da Atividade Avaliativa

Atividade Avaliativa 3

RESPOSTAS DA ATIVIDADE

1) Proceda a uma leitura atenta do artigo científico de Souza e Costa-Hübes (2020), seguindo as orientações para a LEITURA DE TEXTOS CIENTÍFICOS (p. 38-43 do texto-base). Em seguida, apresente as informações que constam na sequência que correspondem ao conteúdo do texto lido, e à estrutura de um artigo científico, conforme apresentado no texto-base (p. 47-54).

SOUZA, Andréia Cristina de; COSTA-HÜBES, Terezinha da C. Formação continuada colaborativa: uma experiência de pesquisa. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 12, n. 1, p. 219-224, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6538. Acesso em: 26 abr. 2022.

a) Título do artigo

Formação Continuada Colaborativa: Uma Experiência de Pesquisa

b) Autores

Andréia Cristina de Souza e Terezinha da Conceição Costa-Hubes

c) Tema do artigo

Formação de Professores

d) Objetivo do texto

Refletir sobre as contribuições de ações colaborativas na compreensão da linguagem como forma de interação em encaminhamentos didático-pedagógicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

e) Pergunta de pesquisa

e as ações colaborativas propostas provocaram alterações nas concepções de linguagem dos professores participantes, para, por consequência, possibilitar também alterações nos encaminhamentos metodológicos das aulas de LP.

f) Base teórica

pesquisa em formação de professores, sob a perspectiva da LA, justifica-se, segundo Miller (2013, p. 100) por quatro motivos: 1º) “o fortalecimento acadêmico para as práticas de formação de professores, já que ajuda a aprofundar os processos de formação, tanto inicial quanto continuada”; 2º) “no campo metodológico, a partir do momento em que as investigações na área têm desenvolvido inovações alinhadas com a pesquisa qualitativa e interpretativista nas ciências sociais”; 3º) “de ordem política dentro da academia, já que ela tem alavancado o status institucional dos formadores de professores, tanto no Brasil quanto no exterior”; 4º) pelas “questões de transformação social, de ética e de identidade dos diversos agentes envolvidos em processos de formação de professores”.

g) Contexto da pesquisa (quando, onde e quem esteve envolvido)

Quando: Segundo semestre de 2019. Onde: Sudoeste do Paraná. Envolvidos: Duas Secretarias municipais de Educação e 74 professores.

h) Tipo de pesquisa desenvolvida

Qualitativa interpretativista

i) Justificativa/motivações da pesquisa

A motivação para esta pesquisa surgiu com a preocupação dos munícipios em adequar seus currículos e propostas pedagógicas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC –BRASIL, 2017).

j) Coleta/geração dos dados

Os professores participantes elaboraram, em grupo de até seis professores, cartazes nos quais apresentaram (no início e no final da formação) suas concepções de linguagem. Este procedimento nos permitiu, posteriormente, analisar se os estudos empreendidos geraram alguma mudança em suas compreensões

k) Resultados alcançados

A partir da análise dos cartazes produzidos ao início e ao final da formação, pudemos constatar que houve, sim, uma mudança no modo como os participantes concebem a linguagem. A partir das discussões desenvolvidas durante o processo, reconhecemos que houve um movimento de mudança em direção ao trabalho com produção textual que considera a linguagem como interação entre sujeitos. Nas produções encaminhadas pelos professores em sala de aula, descritas durante  o  processo,  os  professores  ressaltaram  o  interesse  dos alunos na produção de texto porque agora eles tinham uma razão para escrever, escreviam para interlocutores reais, inseridos em uma situação de interação. Relataram que, a partir das reflexões propiciadas pela formação colaborativa, solicitaram a seus alunos que produzissem convites, cardápios e lista de compras para a organização de festas entre turmas, a produção de uma biografia para presentear os avós e a organização de resenhas literárias para motivar colegas para a leitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (125.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com