TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Atividade Avaliativa

Por:   •  4/9/2021  •  Monografia  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Considerando o texto de Rubens Alves como referência, responda: qual o ponto de partida para a construção do conhecimento científico?

Para responder tal questionamento, primeiramente precisamos saber o que é um “Conhecimento Científico”.

Inicialmente podemos falar que é um entendimento aprofundado de uma premissa caracterizada de senso comum, ou seja, um aprimoramento de um tipo de conhecimento popular.

O conhecimento científico passa pela manutenção e melhoria das capacidades e habilidades intrínsecas do ser, constituindo um processo de evolução do modo de pensar rudimentar, ou seja, compondo o avanço o senso comum.

“A ciência é a hipertrofia de capacidades que todos têm...” (ALVES, 1981).

O pensamento científico parte do conceito em que qualquer pessoa possa modificar (desenvolver) a sua perspectiva com base no questionamento dos saberes do cotidiano, relacionando as probabilidades, selecionando as semelhanças e dispensando as diferenças.

Embora seja nítido que o pensamento científico more em um mundo diferente do senso comum, é fundamental destacar que para se chegar ao mundo da ciência é necessário passar pelo mundo do consenso e vice e versa.

Parece estranho, mas temos que analisar a seguinte alegação: O que seria do cientista sem o ceticismo? Isto significa que o mundo depende do outro e que se houver ciência, obrigatoriamente, haverá criação de soluções, de várias maneiras, para dilemas populares.

“O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver.” (ALVES, 1981).

Tendo em vista todo exposto e considerando o texto de Rubens Alves como referência, entende-se como ponto de partida para a construção do conhecimento científico, a produção ideológica da problematização.

Partindo do princípio que a solução é o fim do problema e detalhando algumas das ações para atingir a resolução, como;

• Observar as proposições mentais, baseando-se em um modelo,

• Colocar em ordem os pressupostos;

• Relacionar as semelhanças e excluir as variações,

• Confrontar e testar as hipóteses, verificar na pratica com experiências;

• Determinar as probabilidades;

• Suspeitar.

Logo, podemos entender que a construção do conhecimento científico inicia-se pelo aperfeiçoamento do senso comum, questionando as premissas e por fim analisando e justificando a sentença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com