TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obra de Machado de Assis

Por:   •  29/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

AS CONTRIBUIÇÕES DA OBRA DE MACHADO DE ASSIS PARA A LITERATURA E A CULTURA BRASILEIRA

Os temas recorrentes nas obras de Machado de Assis são diversos e universais, mesmo voltados para o contexto urbano da cidade do Rio de Janeiro, as  temáticas de suas obras são formadas de  valores humanos e práticas sociais como: patriarcalismo, adultério, casamento por interesse, jogo de influências, liberalismo econômico e político, ambição, tudo com uma forma diferenciada de abordar tais temas,  com um estilo literário próprio do autor o qual utiliza o humor e a ironia para produzir uma linguagem artística particular e surpreender o leitor.  

A literatura realista é o rompimento com o Romantismo. Foi a partir da obra literária Memorias Póstumas de Brás Cubas que se inicia o período do Realismo brasileiro. O período do surgimento do movimento literário do Realismo compreende o momento do Segundo Império, de grandes transformações políticas, econômicas e sociais, como a crise econômica consequência da Guerra do Paraguai, a campanha abolicionista e o fortalecimento da economia agrária. Dessa forma, as obras de Machado de Assis têm grande importância pois mostram as condições políticas do império, as tensões da época, as trocas de favores, pois o realismo tem como características retratar a realidade e o compromisso da verossimilhança.

Machado de Assis é responsável por implantar o Realismo no Brasil, suas obras são consideradas clássicos da literatura, apresentam um retrato historiográfico brasileiro, com abordagens das transformações ocorridas do período Imperial a Proclamação da República, com as transformações sociais, policias e econômicas da época. Machado de Assis não costumava seguir a ordem linear dos fatos, as narrativas aconteciam por meio das reflexões e recordações. Além disso, era comum também o narrador falar com o leitor. Ele é responsável pela criação da Academia Brasileira de Letras, autor de diversas obras literárias como romances, contos, poemas, dentre outras, as quais são inspiração para outros autores.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com