TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do Trabalho Pedagógico

Por:   •  24/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

Didática – Organização do Trabalho Pedagógico

Estudo de Caso

Questões discursivas sobre planejamento:

  1. Aprendemos em nosso estudo que a avaliação da aprendizagem é um mecanismo complementar do planejamento e da prática docente. Para Luckesi (2005) é uma atividade que não existe nem subsiste por si mesma. Ela faz sentido na medida em que serve de diagnóstico da execução e dos resultados que estão sendo buscados e obtidos por alunos e professores. Sabemos que o caminho a percorrer exige o cumprimento de algumas etapas - receber o conhecimento do aluno, aprimorar ao científico vivenciado pelo professor, a execução de atividades, avaliação e a prática final, momento este que o aluno apresenta o que aprendeu. Qual é o momento em que se deve avaliar a aprendizagem do aluno?  Descreva o processo da avaliação.

O processo de avaliação passa muito pela metodologia adotada pelo professor em questão, pois cada um usa de métodos para avaliar seu aluno. De acordo com Sant’Anna (1995, p.31-32), a avaliação feita pelo orientador ao seu aluno, passa por um processo onde visa identificar, analisar o rendimento do aluno e suas constantes evoluções, mas busca também avaliar o professor e a metodologia de ensino.

A aprendizagem do aluno é observada em todos os momentos da aula. Está na participação, nas atividades, nos trabalhos em grupo e individual, e nas provas. Desta forma, podemos dizer que o aluno é avaliado em todos os momentos.

Na minha opinião, este é o melhor processo de avaliação de um aluno, em todo o seu comprometimento com a aula, com o professor e com os demais alunos, onde a avaliação transcende a prova aplicada no final de cada semestre.

Série do Ensino Fundamental: 5º Ano

Área de Conhecimento: Ciências

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objeto de Conhecimento: Reciclagem

Habilidades e Competências:  

- Explorar o conhecimento dos alunos ao buscar, selecionar e abordar argumentos que expliquem a importância de adotar práticas sustentáveis e mais conscientes para a manutenção do planeta;

- Analisar como ocorre a prática em família, em relação a reciclagem e separação do lixo produzido;

- Apontar a importância dos cuidados com o descarte de materiais;

- Fazer uma pesquisa a respeito do tempo de decomposição dos resíduos gerados pelo lixo;

- Avaliar em sala de aula com os alunos, os conceitos que foram aprendidos e em seguida reunir propostas, a partir da sugestão de todos sobre como reutilizar e/ou reciclar materiais produzidos tanto em casa, quanto no ambiente escolar.

  1. No estudo de caso, descrevemos nossa intenção com a prática escolar do ensino e destacamos a importância do planejamento. Contamos a partir do ano de 2020 efetivamente com o documento normativo a Base Nacional, que vêm para estabelecer objetivos e métodos de como explorar o currículo e seus conteúdos em sala de aula. Escolha uma série, do Ensino Fundamental 1 para aplicar esta aula, e pesquise dentro da Base Nacional Comum Curricular, qual área de conhecimento, competências e habilidade a serem desenvolvidas em tal atividade? Na busca de promover sempre a interdisciplinaridade dos conteúdos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com