TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  3/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

ACADÊMICO

Ana Paula Henrique da Silva

R.A

18841855

DISCIPLINA

Psicologia da Educação

Curso

Letras

MAPA – Material de Avaliação Prática de Aprendizagem

O que seria o letramento docente e o que ele implica no desenvolvimento e atuação do professor.

 

        Diante da temática apresentada, o letramento docente se apresenta como o resultado da ação da forma como ensinar e aprender. Se trata de uma prática interdisciplinar que apresenta muitas dificuldades por parte do professor na licenciatura.

        E neste contexto, a psicologia da educação exerce um papel muito relevante em seu trabalho, se apresenta de forma proveitosa quando está alinhada com outras áreas de conhecimento na formação de professores, ou seja, aqueles que se colocam à disposição do conhecimento como prática social e transformação da realidade atual e da atividade humana.

        Contudo, o letramento pode ser caracterizado como a aquisição de conhecimentos e sua capacidade de reconstruir a discussão no âmbito da prática docente, e implica no elo entre “A atividade docente na licenciatura e a escola, entre a psicologia e a educação, entre os saberes veiculados na academia e a prática social.”(FARRACHOLI, LARROCA; FERREIRA, 2015. p.118).

Um outro ponto a ser observado no contexto apresentado, se trata de que os docentes ao se considerarem competentes para o exercício da docência, tendem a desconsiderar outros aspectos muito importantes, como a formação continuada. Portanto, neste sentido, cabe refletir acerca da psicologia da educação e a necessidade que os docentes têm em focá-la na investigação, não somente da docência, mas também, do quanto ela representa para a reflexão dos docentes como sujeitos concretos e não somente subjetivos

        Por conseguinte, há demandas na educação que devem fazer parte do processo de ensino-aprendizagem, e para isso o docente deve estar aberto para interagir juntamente com todos os sujeitos envolvidos.

        Entende-se desta forma, que a prática do letramento docente leva à compreensão dos reais motivos da arte de ensinar, bem como reconhecer o papel da psicologia da educação de forma mediadora, para que, a junção da licenciatura, letramento e conhecimento humano estejam sempre presentes nos conhecimentos docentes.

REFERÊNCIA

FERRACIOLI, Marcelo Ubiali; LAROCCA, Priscila; FERREIRA, Leandro Guimarães. Psicologia da Educação e letramento docente nas licenciaturas: contribuições da Teoria da Atividade. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 24, n. 55, p. 103-122, jan./abr. 2015. Disponível em: Acesso em: 26 de março de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (152.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com