TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REGIÃO NORDESTE

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 11

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG[pic 1]

Campus Montes Claros

1º Ano do Curso Técnico Integrado em Informática[pic 2]

Lucas Matheus Rodrigues Costa

Gilberto Rodrigues Nery

Filipe Queiroz Andrade

Marcos Daniel Maia Marques

Heuller Vieira Ramos

Warley Batista dos Santos

TRABALHO VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Nordeste

Trabalho apresentado à Profª Juliana Mendes Campos Quintino como parte das exigências de avaliação da disciplina Língua Portuguesa, do 1º Ano do Curso Técnico Integrado em Informática.

Montes Claros - MG[pic 3]

Abril/2019[pic 4]

Sumário

Sumário        2

Histórico do Nordeste        3

Secas        3

Educação        3

Pobreza        3

Geografia do Nordeste        3

Turismo        4

Hidrografia        5

Cultura do Nordeste        5

Religião        5

Catolicismo        5

Candomblé e Tambor de Mina        5

Peregrinações        6

Festas Populares        6

Carnaval        6

Bumba Meu Boi        6

Festas Juninas        6

Culinária        6

Literatura        6

Variação Linguística        7

Variações Linguísticas do Nordeste        7

Preconceito Linguístico        7

Os Sotaques por Região        7

Composição Lexical        8

Exemplos de palavras        8

Fonética do Dialeto Nordestino        8

Curiosidades do Nordeste        8

Referências Bibliográficas        10


Histórico do Nordeste

Foi à segunda região do Brasil a ser eficientemente colonizada pelos portugueses, mas foi o primeiro local de povoamento por portugueses. Entre três anos a região a se concentrar a maior parte de riquezas e um maior número de população foi a Região Nordeste. Mas a partir do século XIX ela teve alguns índices altos de emigrações para outros estados, já que faltava infraestrutura para seus habitantes e de algumas iniciativas para melhoras nas condições de vida dos mesmos. Há também um grande crescimento de Periferias no Nordeste, sendo fruto de problemas econômicos e educacionais. A região apresenta também alguns problemas sociais como o trabalho infantil, alta criminalidade e a educação prejudicada.

Secas

Como os altos períodos de seca, a agricultura é prejudicada já que a disponibilidade de chuva nesses locais é mais baixo agravando ainda mais a pouca diversidade de plantas e arvores. As secas são causadas justamente por causa da baixa influência de massa de ar frio no local contribuindo para que não tenha chuvas e uma alta temperatura. Sendo necessário para diminuir o impacto causado pela seca alguns esforços e investimentos em infraestruturas como carros pipas sendo um belo exemplo de ajuda para moradores dessas regiões.

Educação

O nordeste apresenta também grande número de pessoa com analfabetismo em jovens e pessoas mais velhas indicando a informalidade de pessoas nessa região sendo bem demonstrado e divulgado em gráficos feitos pela Macroplan (Uma empresa de consultoria e de Pesquisas).

Pobreza

É infelizmente uma das regiões com uma grande concentração de índice de pobreza no Brasil, sendo uma das maiores. Causando fome, faltas de moradias e de saneamento básico, baixa renda da maior parte da população e de mão de obra miseravelmente não valorizada.

Geografia do Nordeste

A região do nordeste e formada por nove estados sendo eles: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceara (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE).

O Nordeste apresenta características físicas e socioeconômicas que variam de acordo com a região, fato que criou as sub-regiões do Nordeste:

Zona da mata: É a região próxima a costa do oceano atlântico, área onde a vegetação predominante e a Mata atlântica alem disso esta região possui o clima tropical possibilitando o cultivo de varias espécies de vegetais e criação de animais. Por esses fatores e pelo fato de conter quase todas capitais nordestinas trata-se da região mais desenvolvida economicamente.

Agreste: É a região de transição entre a zona da mata e o sertão, onde está localizado o planalto da Borborema um dos grandes responsáveis pela falta da chuva no nordeste o relevo também conta com as chapadas que são um atrativo para o ecoturismo. Com um clima e vegetação variados pelo fato de ser uma região de transição e a região onde a economia e baseada na policultura devido a formação dos brejos nas bordas dos planaltos.

Sertão: É a maior região dentro do nordeste, com o clima semi-árido devido aos baixos índices de chuvas a vegetação é marcada pela caatinga que se caracteriza por uma vegetação rasteira, arbustos espinhentos e árvores de pequeno porte. No sertão a agricultura move a economia principalmente de pelo cultivo de algodão.

Meio Norte: Outra região de transição, mas do Sertão para a Floresta Amazônica, tendo o clima e vegetação de ambos a economia se baseia na extração vegetal.

Turismo

O imenso litoral da região Nordeste é o principal fator que contribui no turismo local, com praias belíssimas colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial. Entre as praias mais procuradas do Nordeste estão: Arraial d’Ajuda e Morro de São Paulo, na Bahia; Atalaia e Pirambu, em Sergipe; Pajuçara e Maragogi, em Alagoas; Porto de Galinhas e Itamaracá, em Pernambuco; Cabedelo e Tambaba, na Paraíba; Genipabu e Pipa, no Rio Grande do Norte; Jericoacoara e Canoa Quebrada, no Ceará; Coqueiro e Pedra do Sal, no Piauí; e Curupu e Atins, no Maranhão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com