TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese de A Odisseia de Homero

Por:   •  6/6/2021  •  Artigo  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 5

Síntese de A Odisseia de Homero

Odisseia é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero. É, em parte, uma sequência da Ilíada, outra obra creditada ao autor, e é um poema fundamental no cânone ocidental. Historicamente, é a segunda - a primeira sendo a própria Ilíada - obra da literatura ocidental. Diferentemente do primeiro livro, não narra feitos bélicos nem se restringe a um local isolado, mas trata de viagens e aventuras desse que foi um dos heróis da guerra de Troia. Em português, bem como em diversos outros idiomas, a palavra odisseia passou a referir qualquer viagem longa, especialmente se apresentar características épicas.

A Odisseia, assim como a Ilíada, é um poema elaborado ao longo de séculos de tradução oral, tendo tido sua forma fixada por escrito, provavelmente no fim do século VIII a.C. A linguagem homérica combina dialetos diferentes, inclusive com reminiscências antigas do idioma grego, resultando, por isso, numa língua artificial, porém compreendida. A trama da narrativa, surpreendentemente moderna na sua não-linearidade, apresenta a originalidade de só conservar elementos concretos, diretos, que se encadeiam no poema sem análises nem comentários. A análise psicológica, a análise do mundo interior, não era ainda praticada. As personagens agem ou falam; ou então, falam e agem. Os eventos narrados dependem tanto das escolhas feitas por mulheres, criados e escravos quanto dos guerreiros.

O poema de Homero é repleto de flashbacks, histórias paralelas e mudanças de protagonista apesar de Ulisses ser o herói e ponto de união de toda obra. A ligação com a “Ilíada” também é recorrente, aparecendo na saga alguns dos heróis da epopeia anterior como Nestor, Menelau e as almas de Agamémmon e Aquiles. Penélope faz oposição a Helena, no papel da esposa fiel, resistente a todas as provações

O livro possui 24 cantos que funcionam como capítulos compondo A Odisseia que se divide em três grandes partes : Telemaquia (cantos I a IV), Regresso (cantos V a XII) e Ítaca (cantos XIII a XXIV)

O poema relata o regresso de Odisseu, ou Ulisses, herói da Guerra de Troia e protagonista que dá nome à obra. Odisseu é obrigado a ir à guerra de Troia e deixa para trás sua esposa e seu filho de um mês de idade, Telêmaco. A guerra dura 10 anos e seu regresso mais 7. Após a guerra , inicia-se a volta de Odisseu e seus companheiros para seu reino, em Ítaca. Durante a volta, Ulisses cega o Polifemo, filho do deus dos mares Poseidon – “o sacudidor de terras” –atraindo a fúria do irmão de Zeus e tendo seu regresso para casa retardado em dez anos. Após perder todos os companheiros de jornada, Ulisses se vê preso pela ninfa Calipso, que apaixonada pelo herói o retém em seu leito, sonhando em torna-lo imortal como ela. Ulisses passa os dias chorando na praia, olhando para o mar e sonhando pelo dia em que verá novamente sua terra natal. É então que a deusa Atenas se apieda do herói e passa a interceder por ele, ajudando-o a escapar da ninfa e oculta no corpo de um forasteiro, incentiva o filho do casal ,Telêmaco, a ir atrás de notícias do pai. A esposa Penélope, que acreditava na volta do seu rei e marido, estava sendo pressionada por um grupo de pessoas que queria tomar o poder. Esse grupo dizia que Odisseu estava morto e que ela deveria se casar com um dos “pretendentes” ao cargo de rei. Era tradição na época que a viúva deveria escolher outro marido; como se acreditava que Odisseu estava morto, a disputa teve início.

Penélope, astuta, engana seus candidatos, propondo-lhes que escolherá um deles assim que terminar de tecer uma mortalha para Laertes, a qual ela borda durante o dia, desfazendo o bordado à noite. Enquanto esperam, os pretendentes ficam na casa do guerreiro, matando e devorando seus porcos, bois e cabras, dormindo com suas escravas e organizando banquetes infinitos que consomem as riquezas da família. Assim, Telêmaco pede a Euricleia que lhe prepare provisões para a viagem e com a ajuda de Atenas, providencia um barco no qual parte nesta busca pessoal com alguns companheiros em busca de notícias que pudessem ajudar a rastrear os passos de seu pai. Em Pilo, Telémaco fala com Nestor que narra-lhe a viagem de volta da Guerra de Troia, mas nada sabe sobre o paradeiro de Odisseu. Emprestam então,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com