TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homero Como Educador

Artigo: Homero Como Educador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2015  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  4.076 Visualizações

Página 1 de 2

Homero como educador; Cultura e educação da nobreza homérica

O presente trabalho visa mostrar o conceito de educação por Homero, considerado o primeiro educador da Grécia. Seu conceito de educação é voltado para a virtude, ele passava essa ideia por meio de seus poemas: Ilíada e Odisséia. Esses poemas denotam as preocupações gregas quanto ao processo educativo daquela época.

Através dos poemas, Homero apresenta as antigas tradições gregas e como elas se tornaram a base da formação da cultura daquele povo. Homero no dizer de Platão foi “o educador da Hélade” (thn Hlada pepaideuken).10 De fato, Homero deu ao povo grego, juntamente com a paidéia, a língua, as artes e a fé religiosa nos seus deuses olímpicos. Os poemas homéricos apresentavam personagens honestos, sábios, e justos.Eram heróis, um modelo a ser seguido. Desde criança, os gregos eram incentivados a buscar as virtudes desses heróis, respeitarem os deuses e acreditarem nos mitos contidos nesses poemas.

Todos estes atributos deveriam ser desenvolvidos para que os jovens pudessem atingir a excelência, a areté heroica. Os poemas Ilíada e a Odisséia se constituíram como manuais morais. Assim, quando o jovem procurava ser igual e ter as mesmas virtudes do herói representado, ele era educado. Ou seja, a educação dirigia-se ao adulto que a criança iria se tornar. Nesse sentido, a educação grega buscou organizar um ideal de educação que enquadrasse o homem dentro de uma comunidade, formando assim a ideia de cultura.

Assim, o modelo poematizado de Homero ajudou na formação do homem grego, pois a poesia era tida como fenômeno educador fundamental da Grécia Antiga. Este modelo avançou na contemporaneidade, pois manteve preservado a história da cultura e do ideal educacional grego tornando possível o estudo nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com