TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ideal Homero

Casos: O Ideal Homero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

O ideal Homero era totalmente voltado para o homem em sua geração de herói, priorizando a sua formação, assemelhando-o a um Deus, fazendo com que se tornassem o melhor perante a outros homens. A Educação Espartana, surgiu da necessidade de defender o estado, desde o nascimento até a morte, o espartano pertencia ao Estado, esse aspecto da educação espartana focava menos o caráter individual do homem, interessando assim em defender o seu estado. Assim a educação espartana moldava o cidadão de acordo com as necessidades do estado, descartando o seu desenvolvimento individual e pessoal, sempre serviam o estado e não faziam o contrário disso, pois o objetivo maior era formar grandes guerreiros. No seu próprio significado, a palavra que os espartanos aplicavam para a educação já dizia tudo: agogê (agoge), isto é, "adestramento", "treinamento”, tendo-a assim como um recurso para a domesticação dos seus jovens. Qualquer fraqueza demonstrada pelos jovens era vista como covardia e era fortemente criticado e condenado. Era questão de honra moldar e educar homens desde a infância quando completavam 7 anos os pais não tinham mais comando na educação dos filhos, essas crianças eram entregues à orientação do estado. A educação espartana se dividia em três ciclos de idade, dos 7 aos 11 anos, dos 12 aos 15 anos e dos 16 aos 20 anos. Havia muitos treinamentos educacionais que influenciavam ao treinamento físico, no treinamento de batalha as meninas praticavam arco e flecha, já os meninos se dedicavam no treinamento de combate corporal aprendendo a se defender e a lutar, ele eram obrigados a raspar a cabeça e treinar completamente nus para que aprendessem a suportar o frio e o calor. Essa educação era tão bruta que se um jovem sentisse fome e a quantidade de comida tivesse acabado eles eram estimulados a praticar furtos para se alimentar, e os que fossem pego furtando eram castigados brutalmente não por estarem furtando e sim por serem pegos pois acreditavam que era bom para a educação aprender a lutar contra a fome ser esperto e ousado. No ciclos de idades aos 7 anos os homens eram mandados ao exército. Aos 12 anos eram abandonado em penhascos sozinhos, nus e sem comida, as mulheres tinham quase o mesmo tratamento o objetivo era torná-las um corpos forte saudável para gerar filhos. Aos 16 a 20 anos as mulheres pediam autorização ao estado para casarem, mas antes tinham que passar por um teste de fertilidade, engravidavam de um escravo que servia somente para a reprodução, o filho que ela teve com o escravo era morto aos 30 anos e as mulheres conseguiam sua autorização para se casar, elas podiam ter qualquer homem que quisessem mesmo sendo casadas, ter muitos filhos significava força, quanto mais filhos elas tivessem mais atraentes eram.

No ideal homérico eles visavam glorificar seus estado através de atos de heroísmo, já na educação espartana os homens eram educados especialmente para defender o estado, E nesse heroísmo refletia na defesa do estado, na educação espartana, os homens eram educados para defender o estado, podendo ou não se tornar um herói através dos seus atos. E suas relações são que ambas são a favor de guerra.

Podemos perceber que as relações de educação espartana o ideal homérico e a defesa do estado visava a ideia de formar pessoas em grandes guerreiros, através da educação ensinada. Tendo um único proposito defender o estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com