TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tarefa Análise Texto

Por:   •  1/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  236 Visualizações

Após a leitura e análise dos textos, reflita sobre a intertextualidade presente nas músicas e, principalmente, reflita sobre a intenção da cantora Pitty ao utilizar a música de Mário Lago como texto base para a construção do sentido de seu texto.

Nesse sentido, aborde questões sociais, econômicas, políticas e históricas que podem ser suscitadas na interpretação da música, "Descontruindo Amélia”.

Resposta: A música de Desconstruindo Amélia toma por base o conhecimento da música “Ai que saudade da Amélia” que é mais antiga e retrata o tempo no qual foi composta, quando o papel da mulher na sociedade era basicamente o de doméstica, assim, por depender do marido não reclamava e obedecia a tudo que lhe falava Amélia não tinha dependência econômica, e, portanto, por vezes passava fome com seu companheiro.

Neste sentido, a música da Pitty utilizou o contexto da mulher descrita na Música de Mario Lago como personagem inicial de sua música, contudo, ela decide mudar e fazer tudo ao contrário do que seria a persona de “Amélia”, começou a se cuidar, pois antes não fazia. Começou a não se ver como serva, pois antes “Amélia” era apenas obediente e não tinha vontade própria. A música cita até mesmo que após a mudança passou a ser uma pessoa.

No entanto, ainda depois da mudança a música cita que mesmo depois de estudar e ter mestrado ainda ganha menos que o namorado, ao final, a personagem se torna uma mulher mesmo tomando conta dos filhos e da casa consegue ter tempo para a diversão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com