TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Velha E Suas Criadas

Artigo: A Velha E Suas Criadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  1.907 Visualizações

A velha e suas criadas

Uma viúva econômica e zelosa tinha duas empregadas.

As empregadas da viúva trabalhavam, trabalhavam e trabalhavam.

De manhã bem cedo tinham que pular da cama, pois sua velha patroa queria que começassem a traba¬lhar assim que o galo cantasse. As duas detestavam ter que levantar tão cedo, especialmente no inver¬no, e achavam que se o galo não acordasse a patroa tão cedo talvez pudessem dormir mais um pouco. Por isso, pegaram o galo e torceram seu pescoço.

Mas não estavam preparadas para as consequências do que fizeram, porque o resultado foi que a pa¬troa, sem o despertador do galo, passou a acordar as criadas ainda mais cedo e punha as duas para trabalhar no meio da noite.

Moral: Muita esperteza nem sempre dá certo.

(Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=26>

O tópico é caracterizado como aquilo de que se fala e o foco corresponde à informação saliente, dentro da predicação, relativa à informação pragmática4 do falante e do ouvinte.

O tópico é, então, definido como aquilo a que o falante se refere em primeiro lugar, ou seja, a entidade sobre a qual se predica. Já o foco é a parte mais importante da informação.

- Quem comeu todo o bolo?

- O Paulo comeu todo o bolo.

você pode constatar que, no exemplo dado, o tópico é “todo o bolo” (aquilo a que o falante se refere) e o foco, no caso, a informação relevante solicitada na pergunta, é “Paulo”.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com