TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A comédia grega na tragédia nordestina

Por:   •  1/8/2019  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

A comédia grega na tragédia nordestina

A comédia é um estilo teatral e literário muito presente desde da Grécia antiga, usado para ironizar e conscientizar o público. Da cultura grega á brasileira as tramas cômicas caíram no gosto popular. Por isso encontramos em Plauto e Ariano Suassuna grandes histórias que são tão semelhantes quanto diferentes.

Em "O Santo e a Porca", de Ariano Suassuna, o autor faz uma crítica social satirizada da péssima condição de vida de muitos nordestinos. Nitidamente influenciado pela obra "Comédia da Panela" ou "Aululária", de Plauto; Suassuna apresenta uma trama que mistura o plano real com o espiritual, assim como no estilo barroco(literatura), seu personagem principal Euricão representa o homem dividido entre o sagrado e o profano. A porca representa o mundo real do qual o dinheiro que ela possui desperta avareza em Euricão, a religiosidade é representada pela devoção do personagem por Santo Antônio, a fé é característica marcante em várias obras do autor, por ser o povo brasileiro muito devoto.

Na obra de Plauto, "Comédia da Panela" o enredo se desenvolve na Grécia Antiga escravista, gira em torno do personagem principal o velho Euclião que esconde dentro de casa uma panela de ouro, que poderia dar fim a sua vida pobre cheia de dificuldades, porém esconde a fortuna de todos e continua a viver na simplicidade como se não tivesse dinheiro. Assim como na obra de Suassuna ambos protagonistas são movidos pelo sentimento da avareza.

As obras divergem nas seguintes questões: Plauto em a "Comédia da Panela" brinca com seu enredo envolto no "jogo de ludibriar”, a arte do engano no qual seu protagonista se prende, ele também brinca com as características de cada personagem fazendo com que com o público em algum momento se coloque no lugar do personagem. Enquanto o brasileiro Ariano se vale em sua trama de construir ao mesmo tempo o humor alinhado a cultura brasileira da fé e a crítica política-social.

O que se pode concluir à respeito de ambas que usam da sátira\humor como meio de disseminar consciência social, como no desfecho das fábulas infantis que no final temos á moral da história onde se aprende uma lição de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (26.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com